Parceria entre BYD Brasil e KWfleet viabiliza frotas 100% elétricas

Empresas implantam modelo de negócio inédito com veículos 100% elétricos que torna o transporte de carga leve 20% mais produtivo

Na próxima quinta (12), acontecerá o Workshop AIAFA Brasil. O evento reúne gestores de frota com objetivo de discutir e trocar informações sobre os desafios enfrentados

A locadora de veículos elétricos KWFleet em parceria com a BYD Brasil está viabilizando a entrada de frotas verdes 100% elétricas no mercado de transporte de cargas leves e de caminhões de entregas urbanas no Brasil. A ideia do sistema reúne a locação de frotas e engloba todas as etapas e custos da operação como:  a geração da energia, abastecimento, capacitação do motorista, manutenção e otimização das frotas.

Dessa forma, todo o processo realizado com a frota elétrica promete um aumento de 20% na produtividade ante os veículos a combustão. Os fatores que justificam essa previsão otimista são: a previsibilidade dos custos (não estando submetido a variação do preço do combustível); ser isento do sistema de rodízio (SP); demandar pouca manutenção e acima de tudo ter o custo de abastecimento equivalente a apenas 18% de um similar a diesel.

A alternativa está se tornando cada vez mais realidade e incentivando grandes empresas a investir na ideia. Esta semana a Budweiser dos EUA anunciou a compra de 21 caminhões cavalos mecânicos extra pesados da BYD, comumente chamado de Semi Truck Classe 8.

No Brasil já estão disponíveis dentro deste sistema de locação 150 vans BYD eT3 e-delivery de entregas urbanas. No próximo ano, está prevista a chegada da geração da energia para o abastecimento dos carros.

Planos otimistas para o transporte elétrico

Os planos da locadora KWfleet com a BYD Brasil são ousados e a expectativa da empresa é ter até 2023 uma frota de 5 mil veículos elétricos entre vans, caminhões e carros.

“O empresário de hoje tem uma preocupação sustentável e, mesmo ainda sendo cerca de 50% mais caro que um veículo convencional, a locação deste veículo por uma empresa a médio prazo já se viabiliza economicamente e se torna vantajosa a partir da metade do contrato”, afirma o CEO da empresa, Luiz Carlos Magalhães.

A locadora já fechou contrato com algumas empresas como DHL (que fornece para diversas multinacionais), Carbono Zero, Heineken com a marca Eisenbahn, entre outras.

Segundo Magalhães, a utilização do elétrico é vantajosa sob diversos aspectos. “Num contrato dessa natureza conseguimos oferecer um modelo em que está tudo incluído em uma única nota fiscal de serviços. Desde a manutenção, documentação, treinamento do funcionário até os custos com infraestrutura de carregamento e o próprio abastecimento de energia no eletro postos. Neste novo modelo o empresário tem previsibilidade, algo impensável hoje em dia nos veículos a combustão”.

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