O serviço last mile (última milha) cresceu consideravelmente no setor logístico devido ao aumento da demanda no e-commerce. Ao menos 7 milhões de brasileiros fizeram sua primeira compra online em 2020. E, apesar do custo dessa operação ser mais alto, 30% a 50% a mais em gastos, ela garante uma entrega mais rápida ao cliente.
Esse tipo de operação caracteriza-se como a etapa final do envio de uma carga, geralmente entre o centro de distribuição e o destino final. Desse modo, garante a satisfação do cliente com a loja e com a transportadora, pois um dos pontos mais importantes na qualidade de uma compra online é agilidade na entrega.
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Empresas, como o Grupo Scapini, têm investido na modalidade para garantir a satisfação do cliente e qualidade no atendimento. “Entendo que o last mile é de extrema importância para o produto dos nossos clientes e para a disposição aos consumidores e temos a ciência de realizar o procedimento com qualidade, eficiência e, principalmente, agilidade.”, ressalta Lucas Scapini, CEO do Grupo Scapini.
Para esse tipo de operação, os veículos que costumam ser utilizados são vans e Fiorinos. Além disso, é necessário investimento em tecnologias que garantam o acompanhamento e rastreio da entrega, de preferência em tempo real.
Fonte: NTC&Logística