De 2011 a 2020, o Brasil teve uma redução de 30% no número total de acidentes envolvendo veículos automotores. O dado foi divulgado na abertura

De 2011 a 2020, o Brasil teve uma redução de 30% no número total de acidentes envolvendo veículos automotores. O dado foi divulgado na abertura da Semana Nacional de Trânsito, promovida pelo Ministério da Infraestrutura, que acontece até a próxima sexta-feira, 25. Além disso, foram anunciadas novidades tecnológicas, como uma maratona de programação e um painel de monitoramento de acidentes com inteligência sobre dados estatísticos fornecida pelo Serpro, empresa de TI do Governo Federal.

Ainda mais, fique por dentro das notícias através das nossas redes sociais: Instagram e Twitter 

“Conseguimos transformar uma curva que, até a década anterior, era ascendente”, avaliou o secretário Nacional de Transporte Terrestres, Marcelo Costa. De acordo com Costa, no Brasil, 90% dos acidentes acontecem por falha humana, 5% por defeito em equipamento do veículo e 5% devido a falhas na infraestrutura de trânsito. “Por isso, nossa ênfase agora é na percepção e prevenção do perigo, seja pelo motorista ou pelo pedestre.” Com isso, o tema da Semana Nacional de Trânsito 2020 será: “Perceba o risco. Proteja a vida”.

LEIA MAIS: Acompanhe o impacto da pandemia de coronavírus no transporte rodoviário de cargas e passageiros

Os acidentes de trânsito são a nona causa de mortes no mundo. O Brasil ainda contabiliza cerca de 30 mil óbitos anuais. No entanto, a melhora do país em relação ao problema foi uma resposta à “Década de Ação pela Segurança no Trânsito”. O programa é um plano global das Nações Unidas para tornar as vias mais seguras em 140 países. Para contribuir para a segurança no trânsito do país, o Ministério da Infraestrutura e o Serpro vão investir inteligência na prevenção de acidentes, criando a Rede Nacional de Estatísticas sobre Trânsito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here