NTC&Logística destaca participação das mulheres no TRC

Uma pesquisa conduzida pelo Instituto Paulista do Transporte de Cargas (IPTC), órgão vinculado ao Sindicato das Empresas de Transportes de Carga

A Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística) aproveitou a semana do dia Internacional da Mulher para destacar o crescimento e a importância da participação das mulheres no Transporte Rodoviário de cargas.

Segundo a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), um relatório de informações socioeconômicas solicitado pelo Ministério do Trabalho brasileiro, as parcelas de mulheres de 30 a 49 anos ocupando cargos de gerência e diretoria no setor formal aumentaram de 32,3% e 31,9%, respectivamente, em 2003 para 39,2% e 42,4% em 2017. Além disso, o Índice de Igualdade de Gênero (GEI, de Bloomberg Gender-Equality Index, em inglês) de 2020 mostrou que, das 325 empresas pesquisadas, 39% tem metas públicas para aumentar a liderança feminina.

Ainda mais, siga-nos no Instagram e fique informado sobre tudo que acontece no setor de transportes

No transporte rodoviário de cargas (TRC), essa evolução também tem sido perceptível. De acordo com a diretora-executiva da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), Edmara Claudino, a ascensão das mulheres no setor, ainda que de forma lenta, é gradual.

“Percebemos inovações com a chegada das mulheres, isso é muito importante. Além disso,  em outras áreas, a mulher tem ganhado seu espaço: temos bons exemplos na política, como as ministras da Agricultura e do Supremo Tribunal Federal, e tivemos recentemente a primeira mulher a ocupar o Tribunal Superior do Trabalho. É assim que conseguiremos nosso espaço, mostrando trabalho e competência. Essa divergência de gênero não deve mais existir”.

COMJOVEM e CONET mostram crescimento das mulheres no setor

A Comissão de Jovens Empresários (COMJOVEM) da NTC&Logística, que tem como objetivo integrar e capacitar os jovens empresários e executivos do setor para que futuramente liderem as empresas de suas famílias, apresentou recentemente um balanço com dados importantes. Dos 37 núcleos (grupos estaduais ou municipais do setor) que fazem parte da comissão, 16 (43,1%) já contaram com uma mulher à frente da coordenação. Durante os 12 anos de história da COMJOVEM, 33 mulheres foram coordenadoras de seus núcleos. Em 2020, sete mulheres são coordenadoras (33%), enquanto 16 marcam presença na vice-coordenação (76,1%).

De acordo com a vice-coordenadora nacional da COMJOVEM, Joyce Bessa, o caminho é longo. No entanto, os resultados estão aparecendo “O mundo está se transformando e acreditando cada vez mais na diversidade. Ainda existe uma grande estrada a percorrer pela paridade de gênero no local de trabalho. Entretanto, acredito que a inclusão de mulheres na liderança do TRC já é uma realidade”.

O Conselho Nacional de Estudos em Transporte, Custos, Tarifas e Mercado (CONET&Intersindical) é um dos principais eventos realizados pela NTC&Logística e reúne empresários e lideranças do transporte para debates, análises e divulgações de estudos. Em sua primeira edição de 2020, o público acostumado com a maior representação masculina pode perceber uma forte participação feminina.

 

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!