Os portos paranaenses registraram aumento no volume de movimentação de cargas em julho deste ano. Os terminais de Paranaguá e Antonina carregaram

A movimentação de fertilizantes pelo Porto de Antonina, no litoral do Paraná, aumentou 49% em 2019. Ao todo, foram 422.569 toneladas movimentadas entre janeiro e outubro. No mesmo período do ano passado, foram importadas 283.614 toneladas.

Segundo Gilberto Birkhan, Diretor Presidente do TPPF, a expectativa é de que a movimentação cresça ainda mais com obras de expansão em andamento no Terminal. “Cerca de 80% da demanda brasileira de fertilizantes é suprida pelas importações, e o Paraná é referência nessa atividade portuária. Por isso, estamos investindo na ampliação da estrutura do TPPF. obras de dragagem que vão facilitar a movimentação dos navios na nossa baía”.

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Além disso, outro fator importante na alta da movimentação, é a atuação da autoridade portuária Portos do Paraná. Com a dragagem do canal de acesso e bacia de evolução do porto que acontece desde agosto deste ano. A empresa pública paranaense é responsável por gerir os terminais portuários do estado, mantendo toda a infraestrutura de acesso aquaviario, bacias de evolução, berços de atracação, acessos rodoviários, ferroviários e internos. Por outro lado, a iniciativa privada, o TPPF, é responsável pela superestrutura: equipamentos operacionais, armazéns e mão de obra especializada.

Entre os principais produtos operados em Antonina estão os fertilizantes. Além disso, também se destaca o farelo de soja, que conta com uma operação totalmente customizada. Carro chefe do terminal privado de Antonina, a customização das operações portuárias, e o açúcar ensacado. Todos os produtos tiveram crescimento de movimentação no acumulado deste ano. Além da alta de 49% na importação de fertilizantes, foi registrado 10,5% de alta na movimentação de farelo de soja e 7% no açúcar ensacado.

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