Morre o primeiro presidente da Volvo do Brasil, Tage Karlsson

Morre o primeiro presidente da Volvo do Brasil, Tage Karlsson

Tage Karlsson, primeiro presidente da Volvom no Brasil, faleceu aos 93 anos na Suécia. Karlsson sofria de problemas cardíacos. Ele foi responsável pela operação latino-americana da marca de 1977 a 1985, iniciado sua jornada no Brasil muito antes de o primeiro veículo sair da linha e montagem em 1979.

Além disso, foi importante não só por ter sido o primeiro presidente da Volvo no continente, mas por ter tido papel fundamental no trabalho de prospecção e na decisão do grupo de investir no Brasil. O executivo participou ativamente de todo processo de decisão do grupo sueco de investir na América do Sul.

Em 1972, Karlsson, que na época estava na área de planejamento de produto, veio ao Brasil pesquisar o mercado local, ao lado do também sueco Anders Levin, responsável pela área de caminhões. Segundo eles, a viagem que fizeram para conhecer o País foi memorável. Os dois rodaram pelas estradas brasileiras em um fusca, durante três semanas, do Rio de Janeiro a Belo Horizonte, da capital mineira para São Paulo e daí para o Sul, em direção a Porto Alegre, passando por Curitiba.

Karlsson em comemoração pelo 1000º veículo produzido no Brasil. Foto: Divulgação

A pesquisa incluía dados sobre a economia brasileira, o estado da frota de veículos comerciais, estatísticas e uma infinidade de elementos que compuseram um minucioso relatório apresentado na matriz. Para coletar informações, chegaram a parar na rodovia Presidente Dutra, que liga São Paulo ao Rio de Janeiro, para contar o número de caminhões que passavam, anotando marcas, capacidade de carga e o estado geral dos veículos.

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!