A Monsanto do Brasil, empresa do setor agrícola, lançou o seu primeiro centro logístico a utilizar tecnologia de ponta para monitorar indicadores e informações operacionais. Localizada em São Paulo, a nova plataforma, chamada de Logistics Smart Center, permite visualizar em tempo real as operações da transportadora ate o cliente e todas as etapas deste processo, incluindo o deslocamento de carga e armazenamento do produto.
O centro é composto por dez monitores touch screen. A partir deles, a equipe de supply chain da companhia acompanha as operações e analisa, por meio de ferramentas estatísticas e analíticas, o seu desempenho.
“Ele chega para complementar uma estratégia de transformação logística que começou em 2014 e teve como objetivo evoluir a eficiência e o nosso controle operacional, assim como melhorar a experiência dos nossos clientes”, afirma o Líder das Operações Logísticas da Monsanto no Brasil, Johnny Ivanyi.
Baseada em três pilares – pessoas, processos e sistemas – a área de logística da Monsanto alcançou grandes marcos, como a definição de uma nova malha logística e a implantação de sistemas que otimizam rotas e preveem situações críticas para o negócio.
O Logistics Smart Center também possibilitou uma gestão mais eficiente em diversas frentes, como: monitoramento de cargas e dos centros de distribuição em tempo real; monitoramento por câmeras, temperatura e humidade dos centros de distribuição; gestão de estoque e financeira; e a extração e tratamento de dados.
Além da sede, localizada em São Paulo, o projeto também foi replicado na unidade de São José dos Campos e o objetivo é expandir para todas as unidades onde há operações logísticas, possibilitando o acesso remoto à plataforma e à nuvem em outras 14 localidades, entre elas: Camaçari (BA), Campo Verde (MT), Paracatu (MG), Itaí (SP), Santa Helena de Goiás (GO) e Uberlândia (MG).