Ministro da Infraestrutura muda posicionamento e defende fim da pesagem por eixo

De acordo com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, deve haver uma revisão nas normas de pesagem de caminhões. Segundo declaração

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, disse ontem (25) que reviu sua posição e, agora, é favorável a uma antiga reivindicação de caminhoneiros autônomos e transportadoras: o fim da pesagem por eixo.

Ainda mais, fique por dentro das notícias através das nossas redes sociais: Instagram e Twitter 

“Está na hora de fazermos uma mudança e acabarmos com a pesagem por eixo. Assim,  passando a pesar o peso bruto total [do veículo carregado com a carga]”, disse o ministro ao participar de um seminário virtual com investidores do banco Santander, esta manhã.

Segundo o ministro, a pesagem total do veículo é mais adequada às propostas de modernização do setor, que prevêem, entre outras coisas, o fim dos postos fiscais em rodovias. Além disso, o uso de sensores eletrônicos que permitam a pesagem dos caminhões em movimento.

Ainda mais, fique por dentro das notícias através das nossas redes sociais: Instagram e Twitter 

“Eu era contra acabar com a pesagem por eixo. Porque, no fim das contas, as falhas em um pavimento são provocadas pela repetição da carga por eixo. No entanto, há uma dificuldade operacional muito grande para fazer a pesagem por eixo. Além disso, pesando o total, a variação por eixo é muito pequena; é tolerável. O ajuste pode ser feito no próprio projeto [rodoviária]”, comentou Freitas.

O ministro lembrou que, desde maio de 2019, está sendo experimentado, no Espírito Santo, o projeto piloto do Documento Eletrônico de Transporte (DT-e), que visa simplificar procedimentos administrativos, substituindo vários documentos em papel por um único documento eletrônico que reúna todas as informações necessárias à viagem. Se aprovada, a iniciativa irá não só acabar com as longas filas de espera nos postos de pesagem, como reduzir a necessidade de postos fiscais.

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!