Com a recente introdução de 25 novos ônibus e um serviço dinâmico, a Metra comemora neste mês de maio 22 anos de atividades.
Metra comemora 22 anos // Foto: Arquivo Metra

Com a recente introdução de 25 novos ônibus e um serviço dinâmico, a Metra comemora neste mês de maio 22 anos de atividades. Assim, a operadora busca acompanhar as mudanças no comportamento da população e uma otimização do serviço.

De acordo com Maria Beatriz Setti Braga, diretora executiva da Metra, a empresa sempre tenta ficar por dentro do perfil dos usuários. “Acompanhamos a mudança de comportamento, sobretudo entre os jovens, que têm optado por utilizar outros meios de transporte do que o individual para se locomoverem nos centros urbanos nos horários de pico”.

Dessa forma, a diretora ressalta o positivismo nas mudanças de comportamento. “É uma questão de consciência. Dirigir no nosso trânsito é muito estressante e os jovens não querem ter carro para ficar presos em engarrafamentos e terem gastos mais altos”, destaca.

Com índice de 86,7% de aprovação entre os clientes, segundo o mais recente IQC – Índice de Qualidade pelo Cliente, que faz parte do IQT – Índice de Qualidade do Transporte. O índice foi realizado pela EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos. A Metra promove a integração cada vez maior com a comunidade. Ao mesmo tempo, busca tornar a experiência em seus veículos cada vez mais eficiente, agradável e segura.

A empresa foi a primeira concessionária de transporte de passageiros do Governo do Estado de São Paulo. Com atividades iniciadas em 1997, e pertence ao tradicional grupo Auto Viação ABC.

Compromisso com o meio ambiente

Assim, a Metra atua no Corredor Metropolitano ABD (São Mateus-Jabaquara) e na Extensão Diadema-Brooklin. Com 45 quilômetros de comprimento, liga as zonas Leste e Sul da capital e os municípios de São Paulo, Diadema, Mauá, Santo André e São Bernardo do Campo. Dessa forma, são 33 quilômetros no trecho São Mateus-Jabaquara e 12 quilômetros no percurso Diadema-Brooklin.

Leia também: SPTrans adquire novo modelo de ônibus desenvolvido pela NEOBUS

A empresa administra o Corredor ABD, sendo responsável pela conservação de todo o corredor viário. Bem como, rede aérea para os trólebus, terminais de embarque e desembarque, sinalização, pontos de parada, e jardinagem. Juntamente com trabalho voluntário dos colaboradores, a Metra também desenvolve o projeto de plantio de árvores ao longo dos 33 quilômetros do corredor ABD. Dessa forma, desde 2008 já plantou mais de 10 mil mudas que neutralizam os efeitos do CO2 lançados na atmosfera. 

A Metra tem uma equipe de 1.700 colaboradores. Entre esses estão motoristas, orientadores de público, bilheteiros, agentes de limpeza fiscais, administradores, jardineiros. Além de equipes de manutenção de veículos, prédios e equipamentos de sinalização. Ao mesmo tempo, a gestão envolve ainda nove Terminais Metropolitanos e 110 paradas ao longo do corredor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here