Depois de sofrer com a queda das vendas, acentuada com a pandemia da Covid-19 e o final da produção de automóveis de luxo na planta industrial, a Mercedes-Benz colocou um fim na moderna fábrica de Iracemápolis (SP), inaugurada em 2016. A montadora informou que o terreno de 1,2 milhão de m2, além dos prédios e equipamentos foram vendidos para a Great Wall Motors (GWM), a maior montadora de SUVs e picapes da China.
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Segundo a empresa, todos as concessionárias de automóveis da marca continuarão funcionando normalmente. Da mesma forma que as plantas de São Bernardo do Campo, Campinas, em São Paulo e Juiz de Fora, em Minas Gerais. O campo de testes de propriedade da empresa, por vez, construído ao lado da fábrica de Iracemápolis em parceria com a Bosch não foi incluído na negociação.
Eficiência produtiva
“Com a transformação da Companhia e o realinhamento da capacidade produtiva da nossa rede global de produção, estamos aumentando de forma sustentável a nossa eficiência produtiva. Com a Great Wall Motors, encontramos um comprador que dará à fábrica de Iracemápolis e região uma nova perspectiva para o futuro”, informou Jörg Burzer, Membro do Conselho de Administração da Mercedes-Benz AG e responsável pela Gestão da Cadeia de Produção e Abastecimento do Grupo.
A fábrica vendida tem capacidade para produzir 20 mil veículos por ano. Mas, segundo a Great Wall Motors, será ampliada para a produção de 100 mil veículos, sem informar os modelos. Meng Xiangjun, presidente rotativo da Great Wall Motor, disse que a transação acelerará o desenvolvimento e a implantação estratégica da GWM no mercado sul-americano e promoverá ainda mais a transformação da companhia em uma empresa de mobilidade de tecnologia global.