A Mercedes-benz lançou na 22ª edição da Fenatran o novo Actros. Agora, a linha mais conhecida da marca alemã conta com o motor OM 471 e ate 530 cv.

A Mercedes-benz lançou na 22ª edição da Fenatran o novo Actros. Agora, a linha mais conhecida da marca alemã conta com o motor OM 471 e ate 530 cv. Com isso, a montadora amplia a família Actros que chega a seis modelos. O motor equipa os inéditos modelos Actros 2553 LS 6×2 e Actros 2653 LS 6×4 (cavalos-mecânicos com suspensão pneumática) e Actros 2653 S 6×4 (cavalo-mecânico com suspensão metálica).

Stefan Buchner, chefe mundial da Mercedes-Benz prestigiou o lançamento e elogiou as oportunidades que a Fenatran pode proporcionar. “Este salão é uma oportunidade única para as marcas mostrarem suas soluções para um transporte seguro, econômico e eficiente”.

Apresentado pela fábrica como o primeiro caminhão digital do mercado brasileiro o novo Actros reúne muitos avanços em relação à versão anterior. Tais melhorias devem tornar ainda mais acirrada a disputa do mercado de caminhões extrapesados no Brasil, responsável por 51% dos licenciamentos no acumulado de 2019, segundo a Fenabrave.

De acordo com Roberto Leoncini, Vice-presidente de Marketing e vendas, “Estamos conectando o motorista, o gestor da frota e toda rede de concessionária em tempo real. Durante as paradas de descanso é o primeiro caminhão do Brasil que o manterá conectado.”

“Estamos trazendo para os nossos clientes e ao mercado o caminhão mais inteligente, seguro, conectado e eficiente de todos os tempos”, assegura Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina. “A chegada do Novo Actros é uma verdadeira revolução em seu segmento, já que nenhum dos nossos concorrentes tem tantos recursos tecnológicos reunidos num só caminhão”, ressalta.

Sua cabina foi inteiramente redesenhada, com mudanças na altura, no espaço interno e na aerodinâmica, entre outras, mais ajustadas ao padrão brasileiro. As melhorias agradaram tanto que essa nova versão também será oferecida na Europa.

No interior, destaque para as duas telas multimídia, instaladas no painel, que reúnem todas as funções de comando do veículo e substituem os instrumentos convencionais. Através de botões acoplados no volante multifuncional ou na tela sensível ao toque (touch screen) o motorista pode acessar o computador de bordo, atender ao celular, controlar o som, o ar condicionado e as luzes da cabina de forma segura e ergonômica. O carregamento do aparelho celular, por sua vez, pode ser feito por indução, se o equipamento oferecer essa comodidade.

Actros cabine e painelO conjunto conta agora com a nova transmissão G291 Powershift 3, totalmente automatizada, que opera em conjunto com o piloto automático preditivo – outra exclusividade do novo Actros. A novidade possibilita a utilização de mapas digitais com a topografia da estrada, que ajudam a monitor a aceleração, a frenagem do veículo e as trocas inteligentes de marcha, beneficiando o consumo de combustível.

Para aumentar a robustez, os novos Actros ganharam uma nova suspensão traseira metálica Global TufTrac, mais leve e muito mais resistente. Além do novo eixo traseiro motriz com sistema de elevação e desconexão, oferecido na versão 6×4.

No quesito segurança, o novo Actros reúne o que existe de mais avançado no setor e, o que é mais importante: será oferecido como itens de série em todos os modelos. O pacote de tecnologia de segurança ativa inclui o exclusivo Assistente de Frenagem Ativo (ABA 5), que identifica e avisa o motorista da presença de veículos, pedestres e objetos estáticos à frente, chegando até a parada final do caminhão, em caso de colisão. Acrescente-se a isso o Assistente de Ponto Cego, o Assistente de Fadiga e o Programa Eletrônico de Estabilidaded (ESP). Além do Controle de Proximidade, Assistente de Faixa de Rodagem e faróis e limpadores de parabrisa automáticos.

“O Novo Actros será o único caminhão de série no mercado brasileiro que freia sozinho”, reforça Philipp Schiemer (foto). “Com tecnologias exclusivas e inéditas, baseadas em radar, sensores, câmeras e outros recursos, estamos trazendo para o Brasil sistemas que já estão presentes no Caminhão Autônomo do Futuro”.

Os novos extrapesados da Mercedes-Benz também usam e abusam dos recentes desenvolvimentos na área de telemetria, inteligência artificial, algoritmos, tecnologia digital e automatização, que ampliam a conectividade do veículo à vasta gama de serviços oferecidos pela marca.

Um bom exemplo é o Mercedes-Benz Uptime, um serviço que reúne ações preditivas que monitoram continuamente o veículo. A novidade gerencia de forma eficiente os trabalhos de manutenção e reparos e reporta qualquer necessidade de forma automática, reduzindo as paradas não programadas e os custos de manutenção.

Uma outra solução, exclusiva da marca, é o sistema Habbl (lê-se Hábil); uma plataforma digital que oferece informações e soluções relativas aos processos de logística e transporte. Como o aperfeiçoamento dos fluxos de trânsito, o controle de tarefas de coleta e entrega, planejamento de rotas, rastreamento da frota e por aí afora.

A conectividade também dará suporte ao um serviço batizado de Total Mobility, que chega junto com o novo Actros, a partir de 2020. Trata-se de um consultor externo, para auxiliar o transportador na gestão mais eficiente da manutenção de frotas.

Junto com o Novo Actros, a Mercedes-Benz também irá lançar aplicativos voltados para o dia a dia do motorista, que auxiliam na sua rotina de forma prática e interativa. É o caso do App Liga nas Estradas que dá dicas de condução econômica e melhora sua forma de dirigir e o App Jornada do Motorista, que faz a gestão da rotina do condutor. Além do App Vehicle Lens que ajuda no processo de check list do veículo e, também, o App Mercedes Club, uma plataforma de relacionamento com os clientes da marca.

A cereja do bolo, contudo, associada aos novos Actros, é a redução dos custos operacionais, em especial o consumo de combustível, em consequência das melhorias incorporadas aos extrapesados Mercedes-Benz e prometida pela fábrica através de seu vice-presidente. “Com base na eficiência e na soma de seus recursos, o Novo Actros entregará ao cliente até 12% de redução no consumo de combustível, em relação aos modelos atuais. Junto com uma economia de até R$ 6 mil nos custos de manutenção preventiva e itens de desgaste por ano. Outro ganho é redução de 50% nas paradas programadas para manutenção; benefícios que vão proporcionar muito mais produtividade e rentabilidade ao cliente”, finaliza Roberto Leoncini (foto).

 

MirrorCam

A Mercedes-Benz promete revolucionar o transporte de cargas no mercado brasileiro, lançando na Fenatran o primeiro caminhão sem retrovisores externos convencionais da América Latina. Essa inédita tecnologia estará no Novo Actros, que será comercializado no País a partir de 2020.

A ideia da montadora é substituir os retrovisores convencionais por câmeras externas em caminhões. Os MirrorCam são retrovisores digitais oferecidos como item opcional para os clientes do Novo Actros. As imagens captadas são exibidas, simultaneamente, em duas telas de 15 polegadas no interior da cabina, uma no lado do motorista e outra no lado do passageiro.

Segundo Stefan Buchner, a solução é mais uma prova do conceito ‘as estradas falam, a Mercedes-benz ouve’. “O conceito do nosso stand mostra que o cliente é o centro da atenção, o que ele pediu nós estamos fazendo”.

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