Mercado brasileiro de recapagem de pneus cresce

Por ano, segmento movimenta um volume de 7,6 milhões de pneus de carga reformados

Por ano, segmento movimenta um volume de 7,6 milhões de pneus de carga reformados

A prática da recapagem (reposição da banda de rodagem desgastada pelo uso), adotada mundialmente, surgiu da possibilidade de se reaproveitar com total segurança a carcaça, projetada de forma a suportar diversas sobrevidas. Somente no Brasil esse mercado movimenta um volume de 7,6 milhões de pneus de carga reformados por ano.

Segundo dados da Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus (ABR), o País é o segundo maior mercado mundial neste segmento, atrás apenas dos Estados Unidos. De acordo com a entidade, o setor movimenta anualmente cerca de R$ 4 bilhões, possui 1.300 reformadoras comerciais, 18 fornecedores de matéria-prima e gera mais de 40.000 mil empregos diretos. Hoje, mais de 2/3 dos pneus de carga em uso são reformados, gerando uma economia de aproximadamente R$ 5,6 bilhões/ano para o setor de transportes.

Segundo Saulo Muniz Gonçalves, Diretor Comercial, da Moreflex a recapagem de pneus gera economia para o transportador, segurança para o usuário, preservação do meio ambiente, além de produzir riqueza e emprego para os cidadãos. “A reforma de pneus para caminhões e ônibus, principalmente no Brasil, onde mais de 60% das trocas de mercadorias são feitas por rodovias é importantíssima”, diz ele. Afinal, quanto mais pneus reformados, menor o custo do frete e, portanto, mais barato o produto chega ao consumidor final, o que beneficia toda a sociedade brasileira.
Moreflex cresce com o setor de recapagem

Há mais de 20 anos no mercado, a Moreflex, é uma das principais empresas brasileiras dedicadas à produção de bandas de rodagem e demais produtos destinados à reforma de pneumáticos. Seu produto se destaca por proporcionar um excelente desempenho quilométrico, o que lhe confere superioridade em relação aos concorrentes. A relação custo por quilômetro das bandas Moreflex são frequentemente medidas através de testes. E a empresa também oferece aos frotistas atendimento consultivo, orientando-os sobre o que fazer para aumentar continuamente a vida útil dos pneus.

A empresa conta com duas unidades fabris no país: a matriz (Unidade I) fica em Portão/RS e a Unidade Fabril II, na cidade de Conde, na Paraíba, ambas cumprindo rigorosos padrões tecnológicos e ambientais. Desde agosto de 2007, a empresa conta também com uma Unidade de Negócios na cidade de Barueri/SP.

A Moreflex atua no mercado brasileiro através de uma rede Credenciada e, no exterior com distribuidores regionais, que levam seus produtos e serviços a diversos países das Américas do Sul, Central, Norte e também ao Caribe.

A Moreflex fechou o ano de 2012 com um crescimento de 11%. A expectativa para 2013 é de crescimento de 25%. O crescimento da empresa vem acompanhado de investimentos contínuos em qualidade, atendendo às necessidades de aumento na capacidade de produção, zelando pela agilidade na distribuição dos produtos e cuidando da preservação ambiental.

A reciclagem de pneus e o meio ambiente

Desde 1º de janeiro de 2002, por resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente, a cada quatro pneus novos colocados no mercado, as empresas fabricantes serão responsáveis pela reciclagem do material de um pneu inservível (aquele que não aguenta mais reforma que lhe ofereça condição de rodagem adicional).

É sabido que o descarte de pneus velhos poluem o ambiente, tornando-se um transtorno para a sociedade. Nesse sentido, quanto maior for o mercado de recapagem, mais a natureza será beneficiada. O reparo de umpneu usado aumenta sua vida útil em até 3 vezes, retardando o momento de seu descarte.

Divulgação

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