Mercado brasileiro de lubrificantes volta a crescer

O mercado brasileiro de lubrificantes fechou o ano passado com crescimento de 2,6% sobre 2016, de acordo com dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) divulgados pela Associação Nacional das Distribuidoras de Combustíveis, Lubrificantes, Logística e Conveniência (Plural). Foram vendidos 1,262 bilhões de lubrificantes acabados.

A entidade destaca que o crescimento foi superior ao do PIB, que avançou 1% no ano passado. Segundo ela, a melhora no panorama deve-se, entre outros fatores, à maior regulação e declaração de dados e a elevação do nível mínimo de qualidade dos óleos.

Das associadas da Plural, o avanço foi de 0,1% – pequeno, mas notável pelo fato de reverter três anos consecutivos de queda no consumo. Foram 1,077 milhão de m³ – com destaque para a linha automotiva, responsável por 72,9% do consumo.

O crescimento continuou no primeiro quadrimestre do ano: segundo a Plural, os números ficaram 3% melhores do que os do mesmo período do ano passado. Os lubrificantes automotivos se destacam nessa retomada, com vendas que superam os quatro pontos porcentuais em relação ao verificado nos quatro primeiros meses de 2017.

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!