Marcopolo mantém crescimento no primeiro trimestre 2019

Fabricante registrou aumento de 17,5% na receita líquida em relação a 2018

Marcopolo registra crescimento no primeiro trimestre de 2019
Foto por Ronaldo Santos

A Marcopolo alcançou crescimento de 17,5% no primeiro trimestre deste ano. Dessa forma, atingindo receita operacional líquida de R$ 898,6 milhões, contra R$ 764,8 milhões, registrados no mesmo período de 2018. As vendas no Brasil ampliaram em 23,3% alcançando o valor de R$ 411,3 milhões. Entretanto, o lucro líquido retraiu 12,7% e totalizou R$ 27,0 milhões, contra R$ 30,9 milhões, no ano anterior.

De acordo com José Antonio Valiati, CFO e diretor de Relações com Investidores da Marcopolo, a evolução da produção brasileira de ônibus no primeiro trimestre é um período histórico e sazonalmente mais fraco. Segundo ele, os resultados demonstram a continuidade do processo de recuperação do mercado.

“A Marcopolo ampliou a produção em mais de 23% neste primeiro trimestre. Passando de 2.489 unidades para 3.072 unidades, entre todos os modelos feitos no Brasil. Deste total, quase 1.000 foram para clientes do exterior”, destaca o executivo.

Segmento Rodoviário não acompanha o crescimento

Houve crescimento em todos os segmentos, menos no de rodoviários, que apresentou retração de 12,2% na comparação trimestral. Neste caso, o desempenho reflete uma acomodação após a antecipação de demanda. Anteriormente, provocada pela norma de acessibilidade de outubro de 2018, de obrigatoriedade do elevador nos veículos. A perspectiva é de normalização dos pedidos de ônibus rodoviários, com a estabilidade de volumes até o final deste ano.

No segmento de ônibus urbanos, a fabricante apontou um crescimento de 15,1% na produção. Houve elevação de demanda, especialmente em função do câmbio. Dessa forma, foram registradas compras voltadas à renovação da frota na cidade de Santiago, Chile.

Sob o mesmo ponto de vista, outro fator que deve contribuir com a demanda do segmento ao longo do ano é a conclusão do processo de licitação das linhas da cidade de São Paulo, prevista para o primeiro semestre deste ano.

Programa Caminho da escola é destaque de vendas

Um dos destaques da Marcopolo no primeiro trimestre foi a entrega de 488 veículos vinculados ao programa Caminho da Escola. Sendo 170 micros, 147 urbanos e 171 modelos Volare. O volume faz parte da carteira de quase mil unidades previstas para o primeiro semestre deste ano e se refere à licitação realizada em fevereiro de 2018.

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Com isso, no segmento de micro-ônibus, o crescimento da Marcopolo foi de mais de 100%, com 585 unidades fabricadas, contra 291, no mesmo período do ano passado. Em virtude da demanda de clientes do mercado nacional, principalmente por pequenos frotistas.

Em relação às unidades externas, os destaques foram os desempenhos da unidade controlada mexicana Polomex, com crescimento de 155,6% e boas perspectivas no segmento de rodoviários e urbanos para o restante do ano. Além da coligada colombiana Superpolo, com alta de 65,5% na comparação trimestral, beneficiada pela renovação da frota de Bogotá, na Colômbia.

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