Mais caminhões vão circular aos sábados

Em SP, cargas especiais, não terão mais restrição das 10h às 14h, como há para outros veículos

Em SP, cargas especiais, não terão mais restrição das 10h às 14h, como há para outros veículos

A Prefeitura de São Paulo aliviou as regras da proibição ao tráfego de caminhões nas Marginais do Tietê, do Pinheiros, na Radial Leste, na Avenida dos Bandeirantes e em outras 23 vias do chamado “minianel viário” da cidade. Parte dos caminhões poderá, agora, rodar aos sábados durante todo o dia. A nova regra já vale neste fim de semana.

Só alguns tipos de cargas serão beneficiadas com a mudança e, mesmo assim, se o caminhão tiver feito um cadastro prévio na Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Esses veículos pesados já podiam circular das 5 às 9 horas nos dias úteis. Agora, poderão circular também aos sábados.

Entre as cargas beneficiadas estão os caminhões de feiras livres, de mudança, de coleta de lixo e de coleta seletiva, de transporte de alimentos perecíveis, de transporte de valores e de obras e serviços de infraestrutura urbana, de entulho e transporte de caçambas e de concretagem e concretagem-bomba. Também foram incluídos os caminhões de transporte de máquinas, equipamentos e materiais básicos para a construção civil.

Os demais veículos pesados ficam proibidos de rodar no minianel viário aos sábados das 10 às 14 horas. Não houve mudanças nos dias úteis.

Nova flexibilização. É a segunda vez que a gestão Gilberto Kassab (PSD) flexibiliza as restrições ao tráfego de caminhões desde que as proibições na Marginal do Tietê entraram em vigor, em março, e provocaram uma greve dos caminhoneiros que transportam combustível.

A Prefeitura já havia permitido, em maio, que os Veículos Urbanos de Carga (VUCs), que são caminhões menores, circulem pela cidade em todos os horários, respeitando o rodízio de veículos, determinado pelo final da placa do veículo.

O Estado solicitou entrevista à CET para saber os motivos da flexibilização e se a medida poderá trazer mais congestionamentos às vias da cidade aos sábados. Mas a CET não indicou nenhum representante para responder às perguntas da reportagem.

O Estado De S.Paulo

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!