Iveco ganha participação, mesmo com mercado em queda

Amanhã, 21 de julho, das 10h às 12h, acontecerá o primeiro Festival de Ofertas online da IVECO, direto do complexo industrial da montadora em Sete Lagoas (

A Iveco conseguiu um feito notável no mercado brasileiro de caminhões em 2020, que há anos a empresa não vivenciava. A montadora italiana, com fábrica em Sete Lagoas (MG), encerrou os primeiros cinco meses do ano com um total de 1.323 unidades licenciadas, o que representa uma queda de apenas 6,7%, ante 26% de retrocesso da média geral da indústria. A paralisação da economia brasileira, em função do combate à pandemia do coronavírus, foi o principal responsável que brutal queda no volume de licenciamentos no ano; fato que acentuou ainda mais a disputa entre marcas.

LEIA MAIS: Acompanhe o impacto da pandemia de coronavírus no transporte rodoviário de cargas e passageiros

Em consequência do fato, a participação da Iveco no mercado de caminhões aumentou de 3,6% para 4,5%. E a posição no ranking dos fabricantes subiu do 6º para o 5º lugar. Contribuíram ainda para essa performance a oferta de uma ampla e renovada linha de produtos – de caminhões semileves a extrapesados – e a saída definitiva da Ford Caminhões do país, que detinha quase 10% do mercado.

 

Renovação do portfólio

“A apresentação da nova Daily na Fenatran 2019 foi o desfecho de um amplo processo de renovação da linha Iveco de caminhões, cuja aceitação pelo mercado já começa a se mostrar em números”, comemora Thiago Carlucci, diretor de Marketing da Iveco para a América Latina.

O executivo ressalta que a Iveco mostrou evolução na participação de mercado em praticamente todas as categorias de peso, com uma exceção: a de caminhões pesados. Destaque para os segmentos de leves, cujo market share saltou de 2,6% para 7,6%, seguido dos médios que pulou de 0,1% para 4,3%.

Ainda mais, fique por dentro das notícias através das nossas redes sociais: Instagram e Twitter 

Já nos pesados, a empresa amargou uma queda de 42,4% nos licenciamentos, apesar do bom desempenho do agronegócio, que respondeu por boa parte das vendas. O executivo credita o baixo desempenho da marca à forte disputa e a guerra de preços entre os players que dominam o segmento.

Diante do cenário conturbado, Thiago Carlucci prefere não fazer projeções para o ano, em relação ao mercado de caminhões. Mas, afirma que está otimista com a sua recuperação, a partir do segundo semestre do ano. Não sem motivo, o executivo já prepara um plano de marketing para colocar em execução a partir de julho, voltado para todas as linhas de produto. Incluindo um grande lançamento no final do ano, batizado de Iveco Conect, sem revelar detalhes.

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!