Indústria de implementos rodoviários apresenta resultado positivo no ano

ANFIR prevê um 2019 acima das projeções de início do ano

A indústria de implementos rodoviários apresentou um avanço, tanto no mercado interno quanto no externo, nos cinco primeiros meses deste ano. De janeiro a maio o crescimento no mercado brasileiro foi de 48% (46.668 unidades comercializadas), em relação ao mesmo período do ano anterior. Já no mercado externo, também se comparado a 2018, o avanço foi de 17,30% (1.051 unidades exportadas).

No entanto, mesmo com o resultado positivo, alguns segmentos ainda apresentaram números negativos no período. Em reboques e semirreboques, o baixo desempenho foi da família canavieiro (-21,77%), Tanque Inox (-58,33%) e Tanque Alumínio (-86,67%). Já no categoria de carrocerias sobre chassis, a família baú lonado apresentou queda de 4,76%, comercializados 120 unidades, contra 126 no mesmo período do ano passado.

De acordo com o analista Norberto Fabris, presidente da ANFIR-Associação, durante o processo de recuperação é importante que todos os segmentos reajam de forma a termos o mercado sustentável.

“O mercado saudável reage de forma uniforme com os negócios acontecendo em diversos segmentos, provando que a economia está se reagindo como um todo e não somente em alguns setores”, diz Noberto.

Em relação aos emplacamentos, de janeiro a maio foram emplacados 25.597 implementos do segmento Pesado, o que representa variação positiva de 63%. Nos cinco primeiros meses do ano foram entregues 15.690 produtos ao mercado.

Já no segmento de Carroceria sobre Chassis, as vendas ao mercado interno de janeiro a maio de 2019 totalizaram 21.071 unidades, ante 15.842 produtos no mesmo período de 2018. O que representa uma variação positiva de 33%.

 

 

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!