Índice de confiança de serviços aumenta em maio, mas ainda não recupera queda de abril

O volume de serviços prestados no Brasil avançou 1,7% em junho, na comparação com maio. Com o resultado, essa foi a terceira alta seguida, acumulando

O Índice de Confiança de Serviços, medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), subiu 9,4 pontos em maio, para 60,5 pontos. Assim, mostrando uma pequena recuperação após atingir em abril, o menor nível da série histórica iniciada em junho de 2008, como efeito negativo da pandemia do novo coronavírus.

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Os dados divulgados nesta quinta-feira (28) apontam, porém que, apesar da alta, o índice recupera apenas 21,7% das perdas sofridas nos últimos dois meses.

A confiança no futuro, medida pelo Índice de Expectativas recuperou 32,5% da queda acumulada em fevereiro, março e abril ao subir 17,4 pontos. Entretanto, a confiança no momento presente, avaliada pelo Índice de Situação Atual, subiu apenas 1,5 ponto, após quatro quedas seguidas e continuou bem próximo do nível mínimo histórico registrado em abril.

De acordo com o economista da Fundação, Rodolpho Tobler, a melhora foi muito influenciada pela revisão das expectativas. Assim, sinalizando uma redução do pessimismo. Ele acredita que o resultado deve ser visto com cautela, porque ainda há um longo caminho até voltar ao patamar antes da covid 19.

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A pesquisa mostra, ainda, que em maio o setor de serviços profissionais recuperou 12,4% da queda acumulada entre janeiro e abril. Já o setor de serviços para as famílias compensou neste mês 18,4% da queda acumulada nos primeiros quatro meses do ano.

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