O Grupo VIP, operador do sistema de transporte coletivo urbano da capital paulista, adquiriu 150 chassis de ônibus urbanos Mercedes-Benz O 500, dos quais 50 serão equipados com a tecnologia de recuperação de energia elétrica (RKM). Segundo a fabricante, a entrega dos modelos encarroçados será feita até março do ano que vem.

Walter Barbosa, diretor de vendas e marketing ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, destaca a aceitação das novas tecnologias oferecidas pela empresa na aplicação das operadoras. Roberto Abreu, sócio proprietário do Grupo VIP, considerou positiva a experiência com o desligamento automático do motor (EIS) – no ano passado, a empresa adquiriu 150 ônibus com esse sistema da Mercedes-Benz.

“O EIS vem demonstrando que efetivamente reduz o consumo de combustível e também o nível de ruído, além de contribuir com a maior conscientização do motorista para que ele desligue o ônibus se o veículo ficar parado muito tempo”, disse Abreu. “Nossa expectativa é que o RKM também nos traga ganhos econômicos e ambientais”.

Para Barbosa, essas tecnologias contribuem para a rentabilidade operacional. “Além disso, o menor consumo leva à redução de emissões, melhorando a qualidade do ar”, afirma.

O Grupo VIP opera cerca de 200 linhas de ônibus capital, transportando diariamente, em média, 1,2 milhão de passageiros. Está presente na Área 3 (Nordeste, Amarela) do sistema, em bairros da Zona Leste; Área 7 (Sudoeste, Vinho), na Zona Sul e na Área 9 (Centro). Sua frota é composta por 1.800 veículos, praticamente 100% da marca Mercedes-Benz, entre O 500 padron, articulado e superarticulado, modelos da linha OF e cerca de 40 vans Sprinter.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here