O Governo Federal, através de uma portaria do Ministério da Economia publicada em 2 de dezembro, voltou a liberar a venda de bebidas alcoólicas em perímetro urbano.

O Governo Federal, através de uma portaria do Ministério da Economia publicada em 2 de dezembro, voltou a liberar a venda de bebidas alcoólicas em perímetro urbano. A decisão inclui estabelecimentos em pontos de parada, conhecidos como descanso de caminhoneiros.

A portaria substitui uma outra medida que estava em vigor desde 2015. Segundo a medida anterior, os pontos de venda que quisessem ser reconhecidos oficialmente como pontos de descanso para caminhoneiros deveriam se cadastrar no site do Governo e cumprir uma série de exigências. Entre elas, era proibida a venda e consumo de bebidas alcoólicas no local.

Ainda mais, leia nossa página sobre legislação

O governo negou que esteja “permitindo venda de álcool para caminhoneiros e motoristas de ônibus”. No entanto, para Adriana Modesto, especialista em segurança viária, há uma brecha.

“Para poder você prevenir um acidente de transporte terrestre, você vai criando uma série de barreiras. Qualquer furo nessa barreira favorece com que o acidente ocorra. Se o furo está na facilitação do acesso ao álcool, então, você está criando condições para que o acidente em tese ocorra”, avaliou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here