De acordo com estimativa do Governo, para cada semana de isolamento social por conta do novo coronavírus, o PIB (Produto Interno Bruto)

De acordo com estimativa do Governo, para cada semana de isolamento social por conta do novo coronavírus, o PIB (Produto Interno Bruto) do país deve registrar uma perda imediata de R$ 20 bilhões. Os números foram divulgados em um estudo feito pelo Ministério da Economia nesta quarta-feira (13).

Além disso, segundo a nota técnica produzida pela Secretaria de Política Econômica da pasta,uma ampliação no período de restrições eleva as perdas da economia como um todo. Assim, a projeção considera que quanto maior o prazo de isolamento, maior o número de falências e demissões.

Ainda mais, fique por dentro das notícias através das nossas redes sociais: Instagram e Twitter 

Nesta quarta, pela primeira vez, o governo Jair Bolsonaro reconheceu formalmente que o país terá uma retração da economia em 2020. A projeção oficial para o PIB (Produto Interno Bruto) deste ano foi revisada de uma alta de 0,02% para retração de 4,7%.

Se confirmado, um recuo do PIB nesse patamar será o maior já registrado pelo IBGE, que tem série histórica iniciada em 1901. O governo estima um recuo da atividade um pouco maior do que o apontado nesta semana pelo mercado.

LEIA MAIS: Acompanhe o impacto da pandemia de coronavírus no transporte rodoviário de cargas e passageiros

A nova projeção do governo ainda é otimista, se comparada com avaliação do FMI (Fundo Monetário Internacional) divulgada em abril, que aponta um recuo de 5,3% do PIB brasileiro em 2020.

Técnicos do ministério afirmam, entretanto, que a projeção atual será recalculada para baixo se as políticas de isolamento se alongarem para além de maio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here