Governo busca ‘selo verde’ para estimular investimentos em infraestrutura

A Abdib (Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base) está solicitando ao governo um adiamento do pagamento de FGTS dos empregados.

O governo está tentando viabilizar uma certificação de sustentabilidade em razão dos projetos de concessão na área de infraestrutura no Brasil. Dessa forma, o objetivo é fazer com que investidores tenham uma opção de financiamento. Nesta segunda-feira (16), o ministro Tarcísio Gomes de Freitas assinou, em Nova York, um memorando de entendimento com a Climate Bonds Initiative (CBI) em busca do “selo verde” para os projetos de concessões no Brasil.

Leia nossa página especial sobre Infraestrutura

A CBI é um órgão internacional que faz a certificação de projetos sustentáveis. Assim, a certificação permite que os investidores acessem  financiamentos no mercado de “green bonds” (títulos verdes). Os “green bonds” são títulos emitidos para a captação de recursos para investimentos em projetos de sustentabilidade. Desde que os projetos diminuam os efeitos das mudanças ambientais e climáticas.

Ferrovias

Segundo o governo, o “foco inicial será a certificação dos projetos de ferrovias. Posteriormente, a mesma estratégia seria utilizada em portos, aeroportos e rodovias”.Ainda de acordo com a nota do ministério, “além de valorizar os projetos a serem concedidos e ampliar as alternativas de financiamento, a certificação como ‘infraestrutura verde’ teria impacto nas metas de redução de emissões previstas no Acordo de Paris”.

Com a assinatura do memorando de entendimento, ainda de acordo com o governo, “haverá troca de informações e experiências para revisão e priorização de ativos e projetos no portfólio de infraestrutura do ministério”.

“Também serão estudadas medidas que estimulem o financiamento de projetos elegíveis de infraestrutura através do mercado de finanças verdes. Portanto, buscando uma maior atração de investidores domésticos e internacionais.”

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!