Governadores rejeitam sugestões de Bolsonaro sobre ICMS dos combustíveis

O presidente Jair Bolsonaro ontem, 18, a suspensão dos tributos federais que incidem sobre o óleo diesel. Dessa forma, o governo tenta aliviar o preço

Governadores de 23 estados e do Distrito federal se mostraram contra as mudanças no ICMS proposta pelo presidente Jair Bolsonaro com objetivo de reduzir o preço dos combustíveis. A ideia de Bolsonaro, era estabelecer um valor fixo por litro e que o cálculo do imposto não fosse mais feito pelo preço nas bombas.

Ainda mais, siga-nos no Instagram e fique informado sobre tudo que acontece no setor de transportes

De acordo com uma carta divulgada pelo Governo de SP, os governadores ressaltaram a importância do ICMS para a manutenção de serviços à população. Além disso, criticaram o posicionamento de Bolsonaro afirmando que “o debate sobre medidas com esse intuito deve ser realizado em fóruns institucionais adequados e estudos técnicos apropriados.”

Segundo apuração do Estado de SP, os governadores acharam o posicionamento de Bolsonaro populista, ou seja, acreditam que o presidente esteja de alguma forma “jogando a responsabilidade” dos preços altos para os estados. No entanto, defendem que o presidente deveria identificar formas de diminuir os tributos federais ao invés de interferir no ICMS dos estados. Inclusive, a intromissão do presidente no imposto foi vista como “mexer no chapéu alheio”. Muitos governadores acreditam que o movimento faz parte de estratégia de enfraquecimento dos estados em ano de eleição.

 

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!