Gafor e Norbert Dentressangle criam novo operador logístico no Brasil

NDG Logistics terá como meta oferecer serviços de armazenagem e distribuição de produtos industriais

NDG Logistics terá como meta oferecer serviços de armazenagem e distribuição de produtos industriais

A Gafor SA assinou um acordo com a companhia francesa Norbert Dentressangle, a fim de estruturar uma joint venture e conceber uma nova companhia de logística no Brasil, a NDG Logistics.

A nova empresa deve ser formalizada até o final deste ano e iniciará as operações entre os meses de março e abril de 2013. O aporte inicial para o início dos trabalhos ainda não foi definido, uma vez que o capital utilizado dependerá do primeiro contrato firmado.

A NDG Logistics chega sustentada pela estrutura das duas companhias que tem porte significativo. A Gafor Logística, que oferece serviços de transporte, armazenagem, controle de estoque, distribuição e manuseio registrou este ano, um faturamento de R$ 500 milhões. Já a Norbert Dentressangle, que estima receita de 3 bilhões de euros para 2012, é uma empresa com 33 anos de mercado que opera no mercado europeu serviços de transporte com 7.800 veículos operacionais, logística, com 6,6 milhões de m² de área de armazenagem seca e 3,5 milhões de m³ para estocagem frigorificada, e freight forward, com 42 escritórios espalhados por 11 países.

A composição acionária do novo provedor é igualitária.

O diretor de Projetos da Gafor Logística, Philippe Aymard, explica que a empresa brasileira continua sua atuação independente do novo provedor. Isso porque, diz, existem para ela outras oportunidades na logística, como a atuação no segmento agro e no transporte, realizando, por exemplo, grandes transferências. Já a Norbert Dentressangle, também continua de forma autônoma a atuar no mercado brasileiro como freight forwarder, com operações pequenas e específicas.

Estratégias

Aymard adianta que já existem contatos realizados junto a alguns clientes e a meta é oferecer serviços de armazenagem e distribuição de produtos industriais. “São propostas de maturação longa, pois são projetos complexos”, diz. O executivo, porém, faz um lembrete. “Nesse momento o objetivo é definir o tipo de serviço e não focar determinados mercados”, ressalta. A área de atuação, contudo, já foi definida. Regiões Sudeste e Nordeste serão prioritárias.

O diretor de Projetos conta que a NDG ainda estuda o modelo que irá oferecer ao mercado. “Iremos operar in house se o cliente possuir estrutura de custo e física prontas”, afirma. Ele não descarta, também, a construção de centros de distribuição próprios. Os modelos de utilização ainda serão definidos. “O CD poderá ser exclusivo ou multiclientes a partir de um cliente âncora que o viabilize”, explica.

Com relação ao transporte, Aymard revela que as operações serão realizadas com cargas fracionadas e de lotação, efetuando toda a gestão da cadeia logística. Aqui, ele faz outra ressalva. “Vamos tomar o cuidado para não vincular que a Gafor Logística será necessariamente o parceiro operacional da NDG”, salienta. Segundo o executivo, faz parte do planejamento estratégico definir se a nova empresa terá ativos próprios ou irá contratar terceiros.

Portal Transporta Brasil

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!