Foton é habilitada no Inovar-Auto

Empresa poderá importar 7,5 mil caminhões/ano sem tributação adicional do IPI


Empresa poderá importar 7,5 mil caminhões/ano sem tributação adicional do IPI

A Foton Aumark, representante da chinesa Beiqi Foton Motor no Brasil, é a mais nova habilitada ao Inovar-Auto: o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio concedeu à marca chinesa a habilitação como investidora, por meio de publicação no Diário Oficial da União de quinta-feira, 28 (veja aqui e aqui). Conforme a cota estabelecida, a empresa poderá importar até 7,5 mil caminhões sem os 30 pontos adicionais no IPI durante o período de dois anos, fase prevista para a construção e início das atividades de sua fábrica que será erguida em Guaíba (RS).

“Entramos em uma nova etapa: a partir de agora poderemos comercializar os caminhões e montar a rede de concessionárias da marca. Já temos caminhões atravessando o oceano. Eles devem desembarcar no Brasil até o fim do ano. A partir da Foton, o Rio Grande do Sul se tornará um polo de atração de investimentos chineses”, revela o presidente da Foton Aumark do Brasil, Luiz Carlos Mendonça de Barros.

Em seu cronograma, a Foton importará inicialmente 3 mil caminhões, com progressiva nacionalização a partir do primeiro trimestre de 2016, quando está previsto o início de suas operações industriais, até atender a exigência mínima de 65%, que deve ser alcançada em 2017. Após 2018, o projeto inclui a instalação de fornecedores e ampliação da capacidade de 21 mil para 50 mil veículos anuais. A planta abastecerá o mercado local e os de exportações, com foco na América do Sul e África.

“O enquadramento ao novo regime concedido em menos de dois meses permitirá à Foton efetivar seu processo de inserção no mercado brasileiro e, consequentemente, a instalação de sua montadora no estado”, explica o secretário de Desenvolvimento e Promoção do Investimento do Rio Grande do Sul, Mauro Knijnik.

“O anúncio de investimentos da Foton Aumark no Rio Grande do Sulcomprova, mais uma vez, que estamos no caminho certo para o fortalecimento e a modernização da indústria automobilística brasileira. Ao lançarmos o Inovar-Auto, tínhamos a expectativa de atrair aproximadamente R$ 5,5 bilhões em novos investimentos, mas já chegamos a quase R$ 9 bilhões. Além do valor expressivo, a variedade dos investimentos também chama a atenção por ter destino variado, de ampliações a construções de novas fábricas de carros de passeio e caminhões que ainda não são produzidos no Brasil. Com o Inovar-Auto, estamos conseguindo diversificar e atualizar nossas plantas industriais, garantindo mais competitividade para a indústria nacional desse segmento“, declara em nota o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel.

FONTE: AUTOMOTIVE BUSINESS

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!