Modelo será produzido no Brasil no segundo semestre

Modelo será produzido no Brasil no segundo semestre

A Ford Caminhões mostrou pela primeira vez, em São Paulo, o novo integrante da família Cargo que irá marcar a entrada da montadora no segmento de caminhões extra-pesados.  O modelo já está sendo produzido na fábrica da Ford Otosan, na Turquia, e será fabricado no Brasil a partir do segundo semestre. O protótipo apresentado é uma versão cavalo-mecânico, com capacidade de até 56 toneladas.

O novo produto foi criado e desenvolvido em conjunto pelos times de design e engenharia da Ford do Brasil e da Turquia. O objetivo foi oferecer uma plataforma global que terá a melhor configuração e custo-benefício do segmento, aliando conforto na cabine, desempenho, economia, robustez e tecnologia avançada.

“O anúncio simultâneo nos dois países mostra o comprometimento atual e futuro da marca no setor de veículos comerciais. Este será um dos principais lançamentos do ano e representa um significativo avanço na estratégia de globalização dos veículos comerciais da marca”, diz Steven Armstrong, presidente da Ford Brasil.

A operação de veículos comerciais é estratégica para a Ford América do Sul. Essa iniciativa está alinhada com a proposta Go Further da Ford, de ir além para oferecer soluções mais eficientes.

Classe mundial

A Ford Caminhões tem tradição no fornecimento de veículos robustos, confiáveis e com o melhor custo-benefício do mercado. O novo Ford Cargo extra-pesado foi projetado da mesma forma, para atender as necessidades desse segmento que tem registrado uma grande expansão nos últimos anos.

O novo Ford Cargo extra-pesado é um caminhão global com excelente configuração e custo-benefício no segmento, em sintonia com as necessidades do mercado. “É um veículo resistente, confiável e acessível, com padrão de qualidade global. Vai oferecer também alto desempenho e conforto, com ótima dirigibilidade e economia operacional”, afirma Oswaldo Jardim, diretor de Operações de Caminhões para a Ford América do Sul.

O seu desenvolvimento conjunto com a operação de caminhões da Ford na Europa permitiu uma estreita parceria entre as engenharias da Ford no Brasil e na Turquia, em sintonia com a Ford Motor Company mundial. Phil Collareno, diretor da linha de Veículos Comerciais Globais da Ford, destacou a importância do lançamento em um depoimento gravado para a apresentação no Brasil.

“O Cargo extra-pesado é um caminhão de classe mundial desenvolvido pelos melhores engenheiros que temos no Brasil, trabalhando junto com o time europeu. Este produto tem como base a fantástica linha Cargo e amplia a sua capacidade para até 56 toneladas, com um motor econômico, excepcional conforto e silêncio. Sei que, quando tiverem a oportunidade de ver esse produto, vocês estarão tão entusiasmados quanto eu.”

Robustez e eficiência

Os caminhões Ford são reconhecidos pela resistência, confiabilidade, custo-benefício e contam com um dos melhores índices de satisfação dos clientes. “A Ford foi a primeira a produzir caminhões no Brasil e utilizou toda a sua experiência na região para desenvolver o novo modelo”, diz Antônio De Lucca, engenheiro-chefe de Caminhões da Ford América do Sul.

O extra-pesado Ford vem com um novo conjunto motriz desenvolvido especialmente para proporcionar máxima eficiência operacional, não só em consumo de combustível, mas também em performance e capacidade de carga, com a tradicional confiabilidade dos caminhões Ford.

O veículo foi extensamente testado no Campo de Provas de Tatuí, no interior paulista, o único na América Latina equipado com laboratórios e pistas para o desenvolvimento de caminhões. Rodou também milhares de quilômetros nas estradas da América do Sul, simulando o uso normal do produto nas suas diversas aplicações.

“Além disso, conta com ótimo espaço na cabine, que foi redesenhada para atender as necessidades dos consumidores nessa aplicação, com características superiores de conforto, isolamento acústico, suspensão e precisão dos comandos”, explica De Lucca.

Design moderno

A cabine do modelo é uma das mais confortáveis do mercado. Seu projeto segue as linhas modernas do novo Cargo e usa a linguagem de design Kinetic da Ford para unir funcionalidade, ergonomia e eficiência aerodinâmica. A criação do seu design externo foi liderada pelo Estúdio de Design da América do Sul, com sede em Camaçari, na Bahia.

“Este é o primeiro desenvolvimento verdadeiramente global da Ford em caminhões. Isso traz bastante orgulho para o time da América do Sul, que assim mostra a sua excelência também em veículos pesados”, diz João Marcos Ramos, chefe de Design da Ford América do Sul.

Segundo ele, o cliente hoje espera não só evolução técnica, mas também um produto moderno, que represente a imagem da sua empresa. “O caminhão é a empresa dele. Com a linguagem Kinetic, o novo Cargo entrega essa modernidade e mostra que podemos aplicar elementos de design fantásticos em um caminhão pesado”, afirma.

Frota Online

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here