Ford abre centro de educação ambiental para estudantes na fábrica de Camaçari

Objetivo é promover aulas de cidadania e meio ambiente, em parceria com a Secretaria de Educação da cidade

Objetivo é promover aulas de cidadania e meio ambiente, em parceria com a Secretaria de Educação da cidade

A Ford abriu as portas do seu Centro de Educação Ambiental, na fábrica de Camaçari, na Bahia, para visitas de estudantes de escolas públicas da região. O objetivo é promover aulas de cidadania e meio ambiente, em parceria com a Secretaria de Educação de Camaçari, que cuida do transporte e do agendamento das escolas interessadas.

A primeira escola a participar do programa foi a Edvaldo Boaventura, com 32 alunos do 6º ano do ensino fundamental. As visitas, realizadas todas as sextas-feiras,  têm parte teórica e prática. Os estudantes podem conhecer técnicas agrícolas, como: construir uma horta, cultivar alimentos orgânicos e ervas medicinais, produzir mudas, fazer compostagem de resíduos orgânicos, aproveitar água da chuva e construir brinquedos.

No final, os professores recebem uma cartilha de orientação de práticas sustentáveis nas escolas e os alunos ganham um boton “Sou um amigo da natureza”. Cerca de 10 pessoas trabalham na área, que conta ainda com objetos como sofás e horta feitos com garrafas PET.

Mudas para florestamento

O Centro de Educação Ambiental da Ford em Camaçari ocupa uma área de 18 mil metros quadrados. Ele faz parte do projeto original da fábrica, inaugurada em 2001, e já produziu mais de 185.000 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, como arueira, ingá, urucum, sucupira, ipê e pau-brasil, para o florestamento de uma área de 26 hectares no entorno da fábrica, além de plantas ornamentais para os jardins e doação. Todo ano, geralmente no Dia da Árvore, 21 de setembro, são doadas cerca de 2.000 mudas para os empregados, além de prefeituras e escolas. Desde 2005, o centro utiliza as sobras dos restaurantes para compostagem.

“Esse é um projeto totalmente novo e diferente do que já fizemos no município, desde que chegamos aqui. A proposta é que as crianças entendam o que foi ensinado e possam ser multiplicadores na escola, na família e na comunidade”, diz Cristiane Silva, coordenadora ambiental da fábrica. Segundo ela, essa iniciativa fortalece a atuação ambiental da Ford, que busca continuamente implementar novas ações de sustentabilidade em seus processos.  

Divulgação

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!