O Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) definiu para 2023 o início da aplicação das novas regras de emissões de poluentes de ruídos para caminhões e ônibus, a fase P8 do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), equivalente ao Euro 6. Um ano antes, porém, novos projetos de montadoras já precisam atender às novas exigências.

Os dispositivos foram aprovados durante a última reunião do Conama, realizada no dia 30 de outubro, em Brasília. Clique aqui para ler, na íntegra, o texto da Resolução 490, que regulamenta essa nova fase do Proconve. O objetivo, segundo o Ministério do Meio Ambiente, é limitar poluentes e ruídos dos novos veículos de uso rodoviário destinados ao transporte de passageiros (ônibus) e mercadorias (caminhões).

A nova fase do Proconve trará benefícios ambientais e para a saúde humana, segundo avaliação feita pelos técnicos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) durante a reunião do Conama. Ainda segundo eles, com a medida, o Brasil poderá eliminar a quase totalidade (99%) das emissões de poluentes como partículas finas, o que contribuirá para reduzir os riscos de doenças cardíacas, câncer de pulmão e acidentes vasculares.

A emissão hoje é 90% menor que a registrada em 1986, quando surgiu o Proconve. De acordo com relatório de avaliação do Ibama, 14.495 mortes foram evitadas com a redução da poluição, o que resultou na economia de R$ 1,3 bilhão em assistência médica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here