Falta de motoristas afeta 30% das transportadoras do Porto de Santos

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Cerca de 30% das transportadoras que têm como sede a Baixada Santista e atuam na movimentação de cargas do Porto de Santos estão com a frota de caminhões parada total ou parcialmente. O motivo é a falta de motoristas para conduzirem os veículos – défict que tem aumentado ano após ano. Para reverter esse panorama, as empresas estão apostando em capacitação.

Um parceria entre o Sindicato das Empresas de Transporte Comercial de Carga do Litoral Paulista (Sindisan), o Serviço Nacional do Transporte (Sest) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) possibilitará a formação de novos motoristas para suprir a demanda. Esses profissionais, inclusive, terão cursos na área por dois anos.

Lançado oficialmente no último mês em todo o Brasil, o Programa de Formação Especializada em Transporte do Sest/Senat, que chega agora ao litoral, é gratuito. O objetivo é oferecer habilitação para novos condutores do transporte de carga – que atendem principalmente ao cais santista – e até mesmo de passageiros para o translado entre as cidades. O programa foi apresentado na manhã de ontem, em evento realizado na sede do Sindisan e que reuniu empresários do setor.

“Não basta apenas entregamos a CNH. Ele (o motorista) precisa adquirir conhecimentos em outras áreas: como meio ambiente e logística”, destaca o diretor do Sest/Senat, Sérgio Pereira. A troca de categoria da habilitação é gradativa e ocorre de acordo com a conclusão de cada módulo pelo funcionário – que, a princípio, não precisa nem ser motorista.

Em todo o Estado, são quase 11 mil vagas disponíveis. Para a Baixada Santista, o número ainda não está fechado. As oportunidades locais serão proporcionais à quantidade de empresas parceiras que aderirem à iniciativa. Sérgio Pereira lembra que não há custo para o funcionário e nem para a empresa, uma vez que não existem taxas de manutenção ou adesão.

FONTE: GUIA DO TRANSPORTADOR

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