Entidades do transporte rodoviário de cargas, que representam as empresas do setor, estão solicitando providências às autoridades constituídas, no sentido de garantir a liberação imediata dos caminhões ainda retidos nas rodovias de todo o país, por manifestantes que insistem no prosseguimento da greve.
Em nota, a Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística do Nordeste- Fetracan, informou que as negociações mantidas com o Governo Federal já alcançaram as demandas exigidas, não havendo motivação legitimada para a continuidade do movimento.
“O bom senso tem de prevalecer”, afirmou em comunicado o presidente do Sindimat, que reúne as transportadoras de Mato Grosso. “Por esse motivo, pedimos aos caminhoneiros que ainda mantém a paralisação que acreditem no governo, pois o mesmo já emitiu as Medidas Provisórias e publicou as mesmas no Diário Oficial da União”.
O mesmo se dá com a Federação das Empresas de Transportes de Cargas dos Estado do Paraná – Fetranspar, que representa mais de 22 mil empresas em todo o Estado. Segundo o Coronel Sérgio Malucelli, presidente da entidade, “mesmo com a demora do Governo Federal em se movimentar em relação a paralisação, as medidas anunciadas são positivas e vão dar mais segurança para autônomos e empresários”.
O Setcesp, que representa as transportadoras da cidade de São Paulo e região, lembra que a atividade de transporte necessita de capital intensivo para poder operar. “Seus compromissos como aluguel, salários, fornecedores, entre outros, continuam vencendo normalmente, motivo pelo qual a impossibilidade de operar está trazendo enormes prejuízos às empresas”, afirmou a entidade.
Na tentativa de informar os seus associados, o Setcesp decidiu monitorar os locais onde ainda ocorrem pontos de manifestação e divulgar boletins diários através das redes sociais. A entidade também alerta as empresas para evitarem confrontos que possam colocar em risco seus colaboradores e as cargas sob sua responsabilidade, já que em ocasiões de convulsões sociais não há cobertura de seguro.