Effa terá fábrica no Brasil em 2012

Política industrial acelerou decisão para o início das operações

Política industrial acelerou decisão para o início das operações

O Grupo Effa, dono das marcas Effa e Lifan, decidiu iniciar a produção de seus veículos no Brasil no primeiro semestre de 2012 em fábrica própria localizada em Manaus, AM, disse o gerente de marketing do grupo, Clovis Rodrigues, em entrevista à Automotive Business na segunda-feira, 24, durante a Fenatran 2011.

De acordo com o executivo, a nova política industrial anunciada pelo governo acelerou a decisão pela fábrica no país, que ainda não tinha data prevista para iniciar sua operação. O grupo já havia anunciado a intenção de ter unidade fabril por aqui. (leia aqui)

Segundo o executivo, apenas a decisão de começar a produzir no ano que vem está confirmada, outros detalhes como capacidade produtiva e fornecedores “ainda não foram definidos”. Rodrigues revela que o grupo estuda a compra de componentes importantes como motor e câmbio de fornecedores que produzem no Brasil. “A terceirização é uma solução para quem quer produzir no país, é um modelo que funciona para as montadoras que já têm fábrica aqui.”

Pelos planos do grupo, a Effa montará as duas versões do caminhão leve denominado Picape Start, nas opções de cabine simples ou dupla que estão sendo lançadas na Fenatran 2011. Posteriormente a empresa também quer montar o recém-lançado JMC. “Primeiramente a fábrica abastecerá o mercado interno, mas pretendemos expandir nossas operações e exportar para outros mercados da América do Sul.” O plano de exportação para outros países da região também deve se estender para a fábrica da Lifan no Uruguai, disse o executivo. Atualmente a planta só atende o mercado brasileiro com o fornecimento dos automóveis 320 e 620.

Mercado

Na Fenatran 2011 a Effa apresenta quatro novos produtos de sua linha comercial, as versões cabine simples e dupla da Picape Start, a Van Start e o caminhão leve JBC com capacidade para duas toneladas. Com os novos veículos, a empresa aumenta para dez o número de opções em seu portfólio no mercado interno.

A empresa estima encerrar 2011 com vendas de 15 mil unidades – no ano passado entregou 7 mil à rede, hoje formada por 98 concessionárias. “Nosso objetivo é chegar a 120 casas até dezembro deste ano”, completou Rodrigues, que ainda não tem projeções de vendas para 2012.

Automotive Business

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!