Eaton inicia produção local de válvulas OVR de redução de gases

Componente reduz em até 98% as emissões evaporativas de gases tóxicos, provenientes de tanques de combustível de veículos de passeio.

 

A Eaton do Brasil anunciou o início da produção no país das válvulas ORVR (On Board Refueling Vapor Recovery) ou Sistema de Recuperação de Gases em tradução livre, que reduzem em até 98% as emissões evaporativas de gases tóxicos de tanques de combustível de veículos de passeio. Tais produtos vão atender a legislação Proconve ORVR relativas ao assunto, que determina que 20% dos veículos produzidos no país sejam equipados com essa tecnologia a partir de 2023, passando para 50% em 2024 e 100% em 2025.

Segundo a fabricante, o produto foi desenvolvido 100% pela engenharia nacional e montado em validado em menos de um ano. As novas válvulas ORVR serão produzidos em uma linha própria de montagem, que utiliza os mais avançados recursos tecnológicos de automação e da indústria 4.0.

Expertise global

Marcos Janasi, diretor geral de Automóveis e Pick-ups da Eaton, revela que o know-how e a expertise globais contribuíram para o sucesso do desenvolvimento da linha até o início da produção. “A Eaton está sempre trabalhando para atender nossos clientes com as últimas tendências e inovações, e vem se preparando para essa nova legislação, capacitando o time de engenharia local e utilizando recursos globais para desenvolvimento e validação. Estamos com metas de crescimento ousadas, uma vez que a linha tem capacidade de expansão e adequação aos diferentes requisitos das diversas aplicações”, comenta.

As válvulas que compõem o Sistema de Recuperação de Gases, desenvolvidas e produzidas mundialmente pela Eaton, já são utilizadas nos Estados Unidos há mais de 20 anos. Em 2020, entraram também em produção para o mercado chinês. Nas contas do fabricante, o ORVR reduz até 98% das emissões poluentes evaporativas nas diversas situações de uso do veículo, como, por exemplo, estacionado em exposição ao sol, em movimento no trânsito e, principalmente, no abastecimento em postos. Através da combinação de válvulas, redimensionamento de dutos de abastecimento e do filtro de carbono, o sistema não permite que os vapores de combustível escapem para a atmosfera; eles ficam armazenados e, posteriormente, são usados no momento da partida do motor do veículo possibilitando também ganhos na economia de combustível.

 

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!