A medida impacta diretamente no transporte de pás e equipamentos eólicos em função do tamanho.

O DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) acaba de regularizar o transporte de veículos longos, dispensando necessidade de escolta policial em rodovias federais. A medida impacta diretamente no transporte de pás e equipamentos eólicos em função do tamanho.

De acordo com a Portaria DNIT nº 7.771, de 2 de dezembro de 2019, poderá ser dispensada a escolta policial para combinações veiculares com comprimento total de até 95 metros.

Pela nova regra a escolta policial será obrigatória apenas nos deslocamentos que exigirem operações especiais, tais como, inversão de pista, bloqueio de acessos, tráfego na contramão e remoção de sinalização. Portanto, nessa condição, o transportador deve estabelecer, previamente, o plano de trafegabilidade junto ao PRF. O objetivo é garantir a segurança dos usuários da via e fluidez do trânsito.

Uma outra novidade da Portaria nº 7.771 é a exigência de relatório fotográfico. Juntamente com o levantamento visual atualizado das Obras de Artes Especiais – OAE, para transporte de carga do segmento eólico sempre que o PBTC exceder 100,0t.

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here