O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) passou a oferecer um programa de reciclagem preventiva para motoristas profissionais que exercem atividade remunerada nas categorias C, D e E e que tenham atingido de 14 a 19 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Ao fazer o curso preventivo, a pontuação é zerada.

Pela legislação, é possível solicitar o curso uma vez a cada doze meses. Desta forma, apenas se somar outros 20 pontos nos 12 meses seguintes o motorista terá a CNH suspensa.

“O motorista profissional passa muitas horas ao volante. A reciclagem preventiva permite que ele reavalie sua conduta no trânsito quando ele está com grande risco de ter a CNH suspensa, o que o impediria de trabalhar. É uma chance de ele reaprender e repensar suas atitudes, pois todos devem respeitar as normas de trânsito, colaborar para a segurança viária e, principalmente, preservar vidas”, ressalta Maxwell Vieira, diretor-presidente do Detran.SP.

Para solicitar a reciclagem preventiva, o interessado que cumpra os requisitos deve ir até a uma unidade do Detran.SP, onde receberá uma autorização para ser entregue a uma autoescola, onde contratará o curso. Após a emissão da permissão, o condutor terá 15 dias para iniciar o curso e, a partir daí, 40 dias para terminá-lo.

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here