Contran aprova mudanças na CNH

As alterações começam a ser emitidas a partir de 1 de junho e acontecerão de maneira gradual

O Detran.SP fará mutirão, neste sábado (30), em parceria com o Poupatempo, para renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou mudanças para a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A nova versão será emitida a partir de 1 de junho e a substituição não será obrigatória. A emissão acontecerá de forma gradual para novas habilitações e conforme os condutores forem renovando ou emitindo segunda via. As alterações estão previstas na Resolução 886, de 13 dezembro de 2021.

Ainda mais, fique por dentro das notícias através das nossas redes sociais: Instagram e Twitter 

As adequações buscam aproximar o documento aos padrões internacionais. “A nova CNH será mais moderna, pois permitirá a inclusão do nome social e da filiação afetiva do condutor que assim desejar, em cumprimento às determinações legais. Foi incorporado também o código utilizado nos passaportes, aquele código internacional, permitindo que o condutor possa embarcar em terminais de autoatendimento nos aeroportos brasileiros”, explicou o Secretário Nacional de Trânsito, Frederico Carneiro.

LEIA MAIS: Acompanhe o impacto da pandemia de coronavírus no transporte rodoviário de cargas e passageiros

A nova versão também trará uma tabela que identifica os tipos de veículos que o condutor está apto a conduzir. As informações sobre o exercício de atividade remunerada do motorista também estarão na CNH, assim como possíveis restrições médicas.

O documento poderá ser emitido no formato físico, digital ou ambos, por meio de aplicativo para smartphone. Além disso, uma cor a mais será adicionada, o amarelo e novos elementos gráficos para dificultar a falsificação e fraudes.

Fonte: SETCESP

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!