Com comércio eletrônico em alta, vendas de natal devem ter aumento

Os setores de serviços e comércio operavam em agosto acima do patamar pré-pandemia, já a indústria seguia movimento contrário.

As vendas do Natal 2020 devem ter uma alta de 3,4% em comparação com o de 2019, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Segundo a entidade, as vendas online aparecem como principal impulso para chegar a esse resultado.

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Assim, a previsão é uma revisão da expectativa anterior, que era de um aumento de 2,2% nas vendas em relação ao ano passado. Com isso, se confirmado, o crescimento das vendas em 2020 será o maior desde 2017.

A CNC espera que as vendas pela internet no período de Natal tenham um aumento de 64% em relação ao ano passado. Dessa forma, acompanhando a tendência de crescimento vista ao longo de 2020. Entre o início da pandemia em março e o mês de setembro, o varejo eletrônico teve um aumento de 45% no volume de vendas, e o número de pedidos cresceu 110% na comparação com 2019.

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O presidente da CNC, José Roberto Tadros, disse que, a despeito da conjuntura adversa, o Natal deve trazer alguma recuperação ao setor, mas prevê que 2021 terá “um cenário difícil, de lenta recuperação”.

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