A Paccar Parts, braço logístico da DAF Caminhões, responsável pela distribuição de peças e componentes para a rede autorizada e lojas TRP, encerrou com bons resultados o primeiro ano de seu Centro de Distribuição, localizado em Ponta Grossa (PR), ao lado da montadora.

O faturamento no período mostrou uma evolução de 120%, enquanto o volume de peças comercializadas aumentou em 100% e o inventário de produtos outros 60%. O Centro de Distribuição de Peças da Paccar Parts consumiu investimentos da ordem de R$ 100 milhões e tem capacidade para armazenar mais de 50 mil locações.

A unidade tem o objetivo de acompanhar e atender a rede de Concessionárias DAF, que projeta fechar o ano com 54 pontos de atendimento no país. Além da rede dedicada TRP, que oferece produtos multimarca e está em processo de expansão, com planos de saltar de 5 para dez lojas até o final de 2021.

Rede TRP

Carlos Tavares (foto), diretor executivo da Paccar Parts Brasil, explica a rede TRP é uma iniciativa das revendas DAF, com o objetivo de ampliar a oferta de serviços e a cobertura de atendimento. “O plano é que cada revenda tenha uma rede de quatro a cinco lojas TRP, com raio de alcance de 300 a 400 quilômetros da matriz”. Segundo Tavares, a linha TRP já representa 30% do faturamento da Paccar Parts.

Para tanto, o executivo aposta no aumento da frota circulante de caminhões DAF, que hoje soma mais de 14 mil caminhões, na ampliação da rede TRP e incremento das vendas on line, através da plataforma Webshop. Ele explica que a loja virtual disponibiliza um catálogo eletrônico que pode ser consultado de forma inteligente, através do reconhecimento do código da peça enviado até mesmo por um celular. “As vendas on line já respondem por 8% do faturamento da divisão e temos planos de chegar a 20/25%” ressalta o diretor, ao afirmar que mais de 1.000 clientes já utilizam a plataforma.

O prazo médio de entrega dos pedidos é de três dias, em nível nacional. Mas, nas regiões do Sul e Sudeste do país esse tempo cai para um dia, através de operações overnight. O Centro de Distribuição da Paccar Parts hoje despacha cerca de 400 linhas de produtos por dia, utilizando os serviços de três transportadoras rodoviárias que atendem a parte terrestre, além das empresas aéreas que cobrem o restante da malha nacional.

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here