A Petrobras anunciou que aumentará o preço médio da gasolina e do diesel a partir desta sexta-feira (19). Assim, o preço médio de venda de gasolina nas

Recentemente, a Petrobras fez um reajuste de 8% no preço da gasolina. Enquanto isso, o preço do diesel não foi alterado pela estatal. No entanto, de acordo com o CBIE, Centro Brasileiro de Infraestrutura, o valor do combustível mais utilizado no país está defasado em mais de 10%.

Ainda mais, fique por dentro das notícias através das nossas redes sociais: Instagram e Twitter 

Segundo as contas do consultor Adriano Pires, do CBIE, a defasagem do preço do diesel no Brasil em relação ao praticado internacionalmente está entre 10% e 13%. Ou seja, a estatal estaria vendendo mais barato do que o seu custo de produção e importação, com prejuízo no negócio.

“O presidente da Petrobras, Roberto Castelo Branco, diz que não vai cair no erro do Pedro Parente, de fazer reajustes diários. Entretanto, o fato é que uma defasagem de 13% é alta e ele parece estar com dificuldade para diminuir isso. Hoje, por exemplo, reajustou a gasolina, mas não mexeu no diesel”, explicou Pires.

LEIA MAIS: Acompanhe o impacto da pandemia de coronavírus no transporte rodoviário de cargas e passageiros

Segundo o consultor, esse “fantasma” da defasagem deve acompanhar a estatal ao longo de todo o ano. O CBIE estima que o preço do petróleo vai aumentar ao longo de 2021, com os estímulos do governo Biden para reativar a economia e o avanço das campanhas e vacinação.

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here