Segmento cresce 4,93% em outubro contra setembro e 15,8% no acumulado


Segmento cresce 4,93% em outubro contra setembro e 15,8% no acumulado


O mercado de caminhões e ônibus comemora mês a mês o desempenho das vendas deste ano: em outubro, o segmento de veículos pesados registrou aumento de 4,93% das vendas na comparação com setembro, passando de 15,9 mil para 16,7 mil unidades. Contra outubro do ano passado, o avanço é de 13,4%, de acordo com os dados do setor divulgados na sexta-feira, 1º, pela Fenabrave, federação que reúne as distribuidoras de veículos no País.

No acumulado entre janeiro e outubro, a evolução do segmento é ainda mais robusta, 15,8%, com relação a igual período do ano passado: foram entregues 158,6 mil unidades, sendo 129,4 mil caminhões (alta de 14,9%) e 29,1 mil ônibus (crescimento de 20%). O cenário é bem diferente do registrado pelo segmento de veículos leves, que no acumulado de dez meses amarga queda de 1,4% na comparação com o ano passado.

Seguramente, se os licenciamentos de leves mantiverem ritmo menor neste e no próximo mês, o bom resultado esperado para os pesados este ano, de 8% sobre 2012, projetado pela Anfavea é o que vai sustentar o crescimento dos emplacamentos totais do setor de veículos: a entidade espera que o mercado supere em até 2% as entregas do ano passado, para algo entre 3,84 milhões e 3,88 milhões de unidades. Em dez meses, o setor acumula retração de 0,6%, com um total de 3,11 milhões de unidades, entre automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus.

FONTE: AUTOMOTIVE BUSINESS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here