A BYD, fabricante chinesa de baterias e carros elétricos, está interessada na compra da fábrica da Ford em São Bernardo do Campo (SP).

BYD, fabricante chinesa de baterias e carros elétricos, está interessada na compra da fábrica da Ford em São Bernardo do Campo (SP). De acordo com reportagem da Folha d S. Paulo, os chineses teriam interesse na produção de caminhões elétricos na planta do ABC paulista.

A fábrica da Ford encerrou operações no final de outubro. Desde então, especulações surgiram sobre possíveis interessados na aquisição. Sem citar nomes, a Ford confirmou que há diversos candidatos à compra. Entre eles, a CAOA ainda é a principal cotada a aquisição. No entanto, a BYD parece ter entrado em negociações iniciais com a montadora.

Presente no Brasil desde 2014, quando investiu R$ 200 milhões em uma fábrica em Campinas para montagem de chassis de ônibus, a companhia chinesa iniciou a operação em 2016. Um ano depois, inaugurou, no mesmo local, uma produção de painéis de energia solar.

Diversas cidades do Brasil adicionaram veículos elétricos da BYD às suas frotas de ônibus. Entre elas, destacam-se São Paulo, Campinas, Santos, Brasília, Volta Redonda e Bauru. Em Curitiba, alguns ônibus do BRT (trânsito rápido) são da fabricante chinesa.

No fim do ano passado, a BYD ganhou sua primeira licitação para uma Parceria Público-Privada (PPP) no Brasil. O projeto, realizado em Salvador pelo Governo do Estado da Bahia, irá implementar uma estrutura de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) na região metropolitana da capital. Além disso, empresa está construindo uma fazenda de energia solar em Araçatuba (SP).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here