A BorgWarner, empresa especializada em fabricar componentes para veículos leves e pesados, anunciou o primeiro turbocompressor compacto para motores flex no mercado brasileiro, o B01. A empresa, que atualmente tem equipado toda a linha TSI da Volkswagen, está aumentando a produção de turbocompressores em Itatiba (SP) para acompanhar a demanda da montadora para o novo SUV VW T-Cross e outros veículos de passeio. O Volkswagen Up! foi o precursor, seguido pelo Golf, Polo e Virtus.

De acordo com o gerente-geral da BorgWaner Brasil, Vitor Maiellaro, a empresa está implementando o Knowhow global e amplo conhecimento em engenharia turbo local para desenvolver um componente compacto e resistente a altas temperaturas para os modelos da Volkswagen.

“Com os recentes desafios da indústria automotiva no desenvolvimento de veículos cada vez mais eficientes, esperamos que o uso de turbocompressores aumente nos próximos anos. Em 2017, 43% dos veículos a combustão no mundo utilizavam turbocompressores; esse número deve aumentar para 59% até 2027. A tendência será a utilização de turboalimentação em todos os tipos de motores, do 1.0 até o maior, incluindo motores flex”, disse Vitor.

Segundo a fabricante, a tecnologia utilizada no turno proporciona melhor desempenho do motor com eficiência energética, ao mesmo tempo reduz emissões e o consumo de combustível. Além disso, o B01 utiliza materiais e tecnologias avançadas para atender às necessidades do motor, suportando temperaturas de escape de até 1.050 graus Celsius. O design, que leva em consideração um  motor menor, oferece e desempenho e eficiência de combustível.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here