BNDES anuncia venda de ações da Petrobras

A Petrobras informou nesta segunda-feira (25) que questionou o governo, por meio do Ministério da Economia, sobre a existência ou não de estudos para privatização

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou ontem (22) uma oferta pública global de ações da Petrobras pertencentes à instituição. Dessa forma, a proposta no valor de até US$ 5,6 bilhões – equivalentes a R$ 23,5 bilhões – deve corresponder a até 9,86% das ações ordinárias da Petrobras.

Ainda mais, siga-nos no Instagram e fique informado sobre tudo que acontece no setor de transportes

Portanto, entre oferta base e “hot issue” (o lote adicional pelo qual a companhia pode elevar o volume de venda em até 20%, dependendo da demanda pelos papéis), informou o banco por meio de nota. No entanto, as ações preferenciais de propriedade do BNDES não serão alienadas.

De acordo com o BNDES, a operação é resultado do programa de desinvestimento de participações acionárias em empresas listadas na bolsa de valores. O objetivo do programa, iniciado em 2019, é reduzir o risco de mercado do banco. Assim, permitindo o redirecionamento dos recursos para investimentos em áreas de maior impacto para a sociedade, como saneamento, mobilidade urbana, educação e segurança.

Esse processo de desinvestimento já incluiu, nos últimos meses, a venda total de participações acionárias do BNDES na Marfrig Global Food S.A. e na Light S.A.. O BNDES tem em curso, ainda, potencial oferta pública de ações ordinárias da JBS.

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!