ARTESP autoriza ConectCar a iniciar venda de tags e operação em todo o Estado de São Paulo

Operadora é a terceira a entrar no mercado de pagamento eletrônico em rodovias paulistas

Operadora é a terceira a entrar no mercado de pagamento eletrônico em rodovias paulistas

A ARTESP (Agência de Transportes do Estado de São Paulo) autoriza a ConectCar a iniciar venda de tags e operação de seus serviços de pagamento eletrônico de pedágio em todo Estado a partir da zero hora desta terça-feira, dia 23 de abril. O tag ConectCar poderá ser utilizado em qualquer rodovia sob concessão paulista e possibilitará acesso a outros serviços além do pagamento de pedágio, como pagamento de estacionamento, compra de combustível e de produtos em loja de conveniência. A empresa, uma parceria entre Odebrecht e Ipiranga, é a terceira do setor a atuar em São Paulo, desde que o Governo do Estado abriu o mercado em 2012. Já operam a Sem Parar e a DBTrans/AutoExpresso. Com a quebra do monopólio neste segmento, os preços dos serviços oferecidos foram reduzidos e já não é mais cobrada a taxa de adesão em alguns planos. Além disso, passou a ser oferecido o serviço pré-pago. Muito mais vantagem para os usuários das rodovias paulistas.

Agora, a ARTESP e o Governo do Estado trabalham para que no segundo semestre, as operadoras de pedagiamento eletrônico passem a oferecer os serviços do Sistema Ponto a Ponto, de pagamento por trecho percorrido. Hoje, o Ponto a Ponto já está em operação em três rodovias – SP 360 (Engenheiro Constâncio Cintra), SP 75 (Santos Dumont) como projeto piloto, e na SP 340 (Governador Adhemar de Barros). Além disso, o objetivo é que a partir de julho, qualquer usuário possa utilizar o Ponto a Ponto na SP 340. Atualmente, o sistema está dedicado aos moradores de Jaguariúna.

No pedagiamento eletrônico, a ConectCar irá oferecer o modelo pré-pago (para pessoas físicas), sem mensalidade, além do serviço pós-pago (somente para pessoas jurídicas). O tag da nova operadora também poderá ser usado para o pagamento de estacionamentos, de combustível e serviços de postos Ipiranga e produtos em loja de conveniência da rede. A venda será realizada em toda rede de postos Ipiranga.

Pedagiamento eletrônico. Como parte da política de revisão dos pedágios, em 2012 o governo do Estado de São Paulo abriu o mercado de pagamento eletrônico, antes monopolizado pelo Sem Parar. A abertura do mercado beneficia diretamente o usuário das rodovias. Desde o anúncio da quebra de monopólio, os planos do Sem Parar já reduziram de preço. Antes, o consumidor tinha que pagar R$ 66,72 de taxa de adesão. Agora, a adesão é gratuita em plano específico da operadora. A mensalidade, que antes custava R$ 11,90 tem novos valores (veja tabelas abaixo). Desde fevereiro, a DBTRans/AutoExpresso também opera em todas as rodovias paulistas sob concessão, com pacotes pré e pós-pagos. Todos os planos estão com um desconto de cerca de 47%. Também existem planos específicos para caminhoneiros e transportadoras. Confira no link quadro com os valores de todas as operadoras: http://db.tt/zJzuISCl
Ponto a Ponto. Além da abertura do mercado de pedagiamento eletrônico, foi criado e já está em operação o Ponto a Ponto, sistema de pagamento de pedágio por trecho percorrido. O projeto-piloto está em teste, desde 2012, em duas rodovias: SP 360 (Itatiba), SP 75 (Indaiatuba) e em operação definitiva na SP 340 (Jaguariúna). No Ponto a Ponto, o usuário não paga a tarifa cheia do pedágio, somente o que percorrer da rodovia. O sistema funciona por meio de um tag instalado no veículo – que é gratuito – e é lido por antenas colocadas ao longo da rodovia. O benefício já pode ser observado pelos motoristas: na SP 360, em um ano de utilização do sistema, os usuários economizaram cerca de R$ 600. A adesão é voluntária. Mais informações podem ser obtidas no site do projeto. 
Divulgação

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