ANTT fiscaliza desempenho das novas regras de pesagem veicular

As novas regras são parte da MP que instaura o programa “Gigantes do Asfalto”

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sancionou hoje (22) a lei que altera a tolerância a tolerância do excesso de peso por eixo de caminhões e ônibus.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) iniciou visitas a Postos de Pesagem Veicular (PPV) nesta semana. O objetivo é garantir o cumprimento das novas regras de pesagem estabelecidas pela Medida Provisória (MP) nº 1050/2021. A MP faz parte do programa “Gigantes do Asfalto”.

A fiscalização teve início nesta segunda (24) com a ida dos diretores da ANTT, Alexandre Porto e Davi Barreto, ao PPV da BR-050, em Ipameri (GO).

Ainda mais, fique por dentro das notícias através das nossas redes sociais: Instagram e Twitter 

Assim, dentre as alterações da MP destaca-se o fim da tolerância de peso por eixo para o veículos com peso bruto total inferior a 50 toneladas. Para esse tipo de veículo, será permitido até 5% de excesso no peso.

Além disso, para as combinações de veículos de carga com peso bruto total inferior a 50 toneladas, a tolerância de excesso de peso por eixo será de até 12,5% . Antes da publicação da MP essa tolerância era de 10%.

LEIA MAIS: Acompanhe o impacto da pandemia de coronavírus no transporte rodoviário de cargas e passageiros

Segundo o Governo Federal, o caminhoneiro, que carrega o caminhão dentro do limite do peso bruto total, não será penalizado por não conseguir aferir o peso por eixo no momento do carregamento. Desse modo, existe o entendimento de que algumas cargas são difíceis de serem distribuídas uniformemente na carroceria.

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!