A Ambev acaba de enunciar uma parceria com a startup Fábrica Nacional de Mobilidade (FNM) para a compra de 1 mil caminhões elétricos. Dessa forma,

A Ambev acaba de enunciar uma parceria com a startup Fábrica Nacional de Mobilidade (FNM) para a compra de 1 mil caminhões elétricos. Dessa forma, valorizando a startup que foi uma das finalistas do programa Aceleradora 100+ da Ambev, em 2019. No entanto, o valor do investimento foi mantido em sigilo pelas companhias.

Ainda mais, fique por dentro das notícias através das nossas redes sociais: Instagram e Twitter 

O projeto da FNM é realizado através de um contrato de cooperação técnica e industrial com a Agrale. Com isso, a entrega de toda a frota está prevista para ser concluída até o fim de 2023. Cada caminhão elétrico do modelo FNM 833 representará corte de 126 mil quilos de gases de efeito estufa por ano em relação aos caminhões movidos a combustível fóssil.

O veículo piloto rodará nas rotas de entrega de bebidas no Rio de Janeiro, com autonomia de até 100 quilômetros por dia. A recarga total dos caminhões será feita por “Wallbox com tomadas CCS2” em até quatro horas, conectadas na rede de 380Volts nos centros de distribuição da Ambev, que já operam com energia solar. Os veículos passaram por testes na sede da FNM, que fica dentro da fábrica da Agrale em Caxias do Sul-RS.

Sustentabilidade

Vale ressaltar que a Ambev já planejava uma substituição de toda a frota com caminhões movidos a energia limpa até 2025. Inclusive, a companhia mantém um acordo de intenção de compra de 1,6 mil caminhões elétricos da Volkswagen Caminhões e Ônibus. Com esse acordo, a Ambev já contratou metade da frota de caminhões para rodar com energia limpa até 2023, com emissão zero de carbono.

LEIA MAIS: Acompanhe o impacto da pandemia de coronavírus no transporte rodoviário de cargas e passageiros

De acordo com a companhia, o caminhão FNM vem 100% conectado aos sistemas de tecnologia da Ambev. Assim, trazendo em tempo real as informações de rota e performance para a área de monitoramento da empresa e informações como trânsito, trajetos e características do cliente. Além disso, o veículo possui tecnologias de segurança, como um sistema anticolisão com integradas.

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here