Alemanha inaugura ‘rodovia elétrica’ para caminhões hibridos

Motores híbridos são reabastecidos por rede aérea enquanto veículo trafega. Sistema foi inaugurado na autobahn A5.

Via Varejo integra operação logística com frota de veículos elétricos.
Pista de testes nos arredores de Berlim Foto: Reprodução - Siemens AG

A Alemanha acaba de inaugurar o primeiro trecho de uma ‘rodovia elétrica’. O projeto, iniciado em 2010, com parceria com a Siemens, tem como objetivo diminuir o uso do diesel/GNV no país. Dessa forma, os caminhões híbridos, que também funcionam de forma elétrica, que circularem neste trecho, são carregados andam através de uma conexão com fios da rede elétrica.

A siemens, divulgou em seu canal oficial no Youtube um vídeo explicando o sistema e as aplicações possíveis. Você pode conferir esse vídeo na nossa página de vídeo release.

Com isso, os caminhões poderão se recarregar sem precisar parar, enquanto trafegam pela estrada. O trecho de 10 quilômetros ao sul de Frankfurt, na autobahn A5, foi inaugurado na semana passada, informou o estado de Hesse através de um comunicado. Ao mesmo tempo, um caminhão já está testando o sistema, com mais quatro planejados até 2020.

O sistema

Projetado pela empresa de engenharia Siemens, juntamente com o fornecimento de caminhões Scania e Volkswagen, a rodovia elétrica utiliza tecnologia semelhante a trens ou bondes. Assim,  permitindo que caminhões se conectem à rede elétrica enquanto dirigem a até 90 quilômetros por hora.

Imagem indicativa de ‘bomba’ de recarga para veículos híbridos nas estradas Foto: Bloomberg
Imagem indicativa de ‘bomba’ de recarga para veículos híbridos nas estradas Foto: Bloomberg

A eletricidade carrega a bateria do caminhão, permitindo que ele seja acionado eletricamente por algum tempo depois. Quando a bateria se esgotar, o veículo funciona com um motor a diesel.

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A Siemens iniciou o projeto em 2010 com uma pista de testes nos arredores de Berlim. A primeira pista completa foi aberta em 2016, fora de Estocolmo. Além disso, a empresa está trabalhando em outra pista na Califórnia.

O diretor executivo Joe Kaeser disse que prevê a expansão da unidade de trens para uma ampla gama de tópicos de mobilidade. Dessa forma, é possível ver iniciativas desse sentido no segmento de carros elétricos e autônomos.

Fonte: O Globo

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