A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Infraestrutura do Paraná (Agepar) homologou ontem o reajuste das tarifas do pedágio das seis
materia sobre corrupcao envolvendo concessionarias de pedagio no parana - ft: marcos zanutto - folha de londrina - 28/09/2018 lote 2 - arapongas

A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Infraestrutura do Paraná (Agepar) homologou ontem o reajuste das tarifas do pedágio das seis concessionárias do Anel de Integração. Com isso, fica aprovado o reajuste médio anual de 3,36% para cinco concessionárias.

Portanto, o aumento desse percentual deve ocorrer em pedágios das concessionárias Econorte, Viapar, Ecovia, Ecocataratas e Caminhos do Paraná. Já a Rodonorte, terá um reajuste médio de 2,92%. A diferença ocorre porque a Rodonorte usa a fórmula paramétrica prevista no contrato original, enquanto as demais tiveram esta fórmula alterada a partir de 2014.

A homologação ocorreu durante a reunião ordinária do Conselho Diretor da Agepar, após análises técnicas e jurídicas, amparos legal e contratual. A agência informa que estas tarifas podem sofrer alteração, tendo em vista os acordos de leniência que foram firmados ou a serem firmados – que não são de natureza regulatória.

Segundo a Agepar, para a reposição inflacionária foram utilizados os indicadores que compõem a cesta de índices da Fundação Getúlio Vargas (FGV). O reajuste anual das tarifas é previsto em contrato. Ou seja, é diferente da revisão tarifária que analisa o equilíbrio econômico-financeiro dos contratos. A revisão já está em andamento em face das Resoluções Normativas 04, 05 e 06 expedidas pela Agepar, no segundo semestre de 2019.

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) deve tomar as providências necessárias para aplicação das novas tarifas, assim como a divulgação para os usuários. A partir da homologação, o órgão vai publicar portarias em diário oficial autorizando o aumento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here