A Comissão de Jovens Empresários do Setcesp realizou ontem (26/jun), na sede do sindicato paulista das empresas de transportes, o tradicional worshop anual da Comjovem SP. Em 2018, a iniciativa abordou o tema “Gestão Empresarial – Desafios e Soluções” e foi capitaneada pelo novo coordenador do Comjovem SP, Antonio Tiburcio Neto e seu vice, Luis Felipe Machado. O evento também contou com as presenças do presidente do Setcesp, Tayguara Helou e a Coordenadora da Comjovem Nacional, Ana Carolina Ferreira Jarrouge, além de palestrantes convidados.

Em sua fala de abertura, Tayguara Helou destacou o atual momento econômico do setor, depois da paralisação dos caminhoneiros no final de maio e a criação da tabela de frete mínimo criada pelo governo, que exigem uma busca e o debate de soluções. “Espero que através desse evento possamos ter boas ideias e, quem sabe, até idealizarmos novas bandeiras para melhorar a gestão das nossas empresas, a nossa lucratividade e eficiência do setor como um todo”, comentou o presidente do Setcesp.

Desafios do TRC

O primeiro painel do evento tratou do tema principal, relacionado aos desafios do TRC voltados para a gestão empresarial. Tayguara, Neto e Luis Felipe relataram suas experiências pessoais à frente de suas empresas. E convocaram os participantes para escolher, através de uma enquete realizada através da internet, os cinco desafios mais cruciais para a condução da gestão empresarial e que dificultam o desempenho das empresas de transportes de cargas. Os temas mais votados foram: Tabela de Frete Mínimo, Defasagem de Tarifas de Frete, Alta Carga Tributária, Fidelização de Clientes e Tecnologia e Inovação.

O segundo painel tratou do tema “A importância da tomada de decisão no momento de crise” e contou com a participação do sócio-diretor da Quimitrans e presidente da ABTLP – Associação Brasileira de Transporte e Logística de Produtos Perigosos, José Maria Gomes e do Diretor da Gran Cargo, Evandro Samuel Ferrari. Gomes e Evandro apresentaram cases de momentos que as suas empresas passaram por crises e viram nelas oportunidades de negócios.

Design Thinking

No período da tarde, o líder de projetos na Livework Brasil, Gustavo Vieira, comandou uma Oficina de Design Thinking na qual os participantes formaram grupos de trabalho e através de uma dinâmica propuseram soluções para os cinco temas eleitos no segundo painel do evento.

No final da atividade Gustavo explicou como foram construídas as ideias e apresentou para todos vídeos das soluções propostas por cada grupo. Os vídeos foram gravados por um representante de cada equipe durante o intervalo da atividade.

A última palestra do encontro ‘Gestão de Negócios – Vencendo a Crise’ foi apresentada por Geraldo Aguiar de Brito Vianna, ex-presidente da NTC&Logística, que mostrou como as empresas podem aplicar as ideias apresentadas no evento em suas realidades.

“A Oficina de Design Thinking apresentou ótimas soluções para problemas comuns do nosso setor, eu realmente me surpreendi com a simplicidade e objetividade na qual os temas foram tratados. O que esse evento proporcionou aqui hoje é muito importante e esse debate coletivo é sempre muito enriquecedor”, finalizou Geraldo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here