A Volkswagen Caminhões e Ônibus, na semana mundial do Meio Ambiente, comemora seus avanços para reduzir, de forma consistente, o nível de carbono em suas operações. Se comparado a 2010, a montadora já conseguiu dimunuir em mais de 70% as emissões de C02 por ano relativas às suas atividades de produção em Resende. Já em outras frentes, aumenta a quantidade de resíduos destinados à reciclagem em sua fábrica e minimiza o consumo de água, além de tratar 100% de sus efluentes.

Os recentes ciclos de investimento da VWCO, em que modernizou sua unidade fabril, estimularam a redução das emissões. Além disso, uma parcela expressiva também se deve à compra de energia originada em fontes limpas.

“Logicamente, isso tem um custo superior, mas a responsabilidade ambiental é a base de toda a nossa operação. Em outras frentes, desenvolvemos um trabalho forte de conscientização que, por si só, resultou em um consumo de energia 15% menor”, garante Adilson Dezoto, vice-presidente de Produção, Logística e Qualidade Assegurada de Processo da VWCO.

Os recursos foram aplicados ainda para aumentar o volume de resíduos reciclados. Em 2015, esse patamar estava em 51%. Com a adoção de novos processos industriais que facilitam a separação e a triagem, em 2018, a empresa fechou o ano com 71% desse material destinado à reciclagem.

A empresa também promove o us consciente da água, através do monitoramento de perto do consumo para garantir que não haja desperdícios, reduzindo o colume e utilizando substâncias mais eficientes. E, ao fim da operação, está a ação de tratamento de efluentes da VWCO passa assegurar que a água chegue limpa ao Rio Paraíba Ddo Sul, que abastece a região.

“Nosso objetivo é reduzir o consumo de água em todos os processos. Uma alteração simples, mas eficaz, em uma de nossas atividades, por exemplo, tem nos permitido deixar de consumir cerca de um milhão de litros de água por ano”, afirma o executivo.

Ainda de acordo com Adilson Dezoto, pequenas ações geram grandes resultados. “Conseguimos perceber mudanças de comportamento em nossos colaboradores e um saldo positivo também para a empresa. Internamente temos equipes dedicadas a desenvolver novos projetos sustentáveis”, avalia.

Fonte: Terra.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here