Volume de serviços tem queda pelo 4° ano seguido

Apesar do resultado negativo, 2018 mostra estabilidade e transportes tem aumento significativo

O volume de serviços no país registrou queda de 0,1% em 2018, de acordo dados da PMS (Pesquisa Mensal de Serviços). Os números foram divulgados nesta quinta-feira (14) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Com isso, 2018 registrou o quarto ano seguido de retração, acumulando perdas de 11,1% no total.

Apesar dos sucessivos resultados negativos, o ano de 2018 foi o menos intenso, revela o estudo. Em 2015, a perda foi de -3,6%; em 2016 aumentou para -5% e no ano seguinte para -2,8%. Dentre os segmentos, os destaques positivos foram para outros serviços com 1,9% e transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio que registrou 1,2% de evolução.

O mercado de serviços profissionais, administrativos e complementares foi o destaque negativo, com queda de 1,9%. Rodrigo Lobo, gerente da pesquisa, explica o recuo pelas características do setor. “Tem a ver com o momento desfavorável da economia como um todo, já que em uma contenção de gastos as empresas costumam dispensar esse tipo de serviço”, ressalta Lobo.

Compartilhe nas redes sociais

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!